Ballet "A Lenda do Amor"

Eu tinha começado a escrever o texto desse post há algumas semanas, mas tive que mudar por conta do acontecido. Vocês bem sabem o quanto é difícil manter esse projeto. Eu fico numa linha muito tênue... Por um lado, tem a fatídica questão dos direitos autorais. Por outro, o blog tem fins didáticos, para estudo e pesquisa. Eu não lucro um centavo com o que é postado aqui, as campanhas que faço são única e exclusivamente para renovar o servidor e manter toda estrutura. Eu faço isso uma vez ao ano! Dinheiro eu ganho com meu trabalho, fruto de anos de estudo e pesquisa na área da dança. Os vídeos que aqui compartilho me auxiliam na explanação de cada obra. E digo mais, se os vídeos me ajudam, quem dirá todos os profissionais da dança que passam por aqui: professores, alunos, bailarinos profissionais e não-profissionais, diretores de escola, estudiosos do assunto, ao infinito e além! Como eu disse no último post: a realidade brasileira não nos permite ter acesso aos clássicos ao vivo o tempo todo! Muito de vez em quando tem turnês de grandes companhias estrangeiras, mas os valores dos ingressos, na maioria das vezes, foge da realidade de muitas pessoas. Eu mesma já perdi apresentações que eu queria muito ver, por exemplo, por não ter um cartão de crédito nessas ocasiões. Parece um absurdo falar isso, principalmente pra quem é de outro de país, mas essa é a verdade. Quando eu posso prestigiar, eu vou! O vídeo não me afasta do teatro, muito pelo contrário, ele me estimula ainda mais querer ver essas peças ao vivo. Acho que o período da pandemia provou isso da maneira mais dura, não é mesmo? Todo esse texto não é pra discutir pela retirada de alguns vídeos. Aliás, prefiro ter vídeos a menos do que ser ameaçada. Foi assim com os ballets de Santiago, do Nederlands, do Grupo Corpo, e agora com as obras de Vasily Medvedev. A pessoa que solicitou a última retirada foi tão incisiva em seus comentários que agora entendo o motivo de não ter tido nenhum retorno quando escrevi perguntando por fontes de pesquisa sobre o ballet O Romance do Botão de Rosa e da Borboleta. Me pediram um curso com essa temática na época, mas com tão poucas informações e sem nenhuma resposta de quem já remontou a peça, infelizmente ainda não pude fazê-lo. Talvez nem tenham lido meu e-mail...

Pensando nessa situação e no que eu já passei antes, eu quero minimizar o máximo possível do impacto causado. Eu já criei uma página onde eu incentivo o acesso a streaming oficiais, e como vocês já perceberam, nada impede que os leitores do blog assinem esses serviços. Alguns inclusive são gratuitos. Eu também já vinha disponibilizando os vídeos de companhias nacionais por meio de links em canais oficiais do Youtube. Essa era uma resolução que eu havia pensado na época, inclusive para companhias estrangeiras, e que eu vou voltar a fazer. O que não der pra mudar, vai ficar como está.

Os receios existem, o que eu faço é arriscado, mas tento seguir com coragem. 

E voltemos à nossa programação com um ballet que me surpreendeu por ter tantas versões disponíveis... Sem mais delongas, vamos de A Lenda do Amor, montado pelo Bashkir na primeira retomada de atividades após a pandemia no fim de 2020. E esse tem no Youtube ;)

A Lenda do Amor
Companhia:
Bashkir State Ballet
Ano: 2020
Elenco:
Sofia Gavryushina como Rainha Mekhmene Banu
Sergei Bikbulatov como 
Ferkhad
Liliya Zaynigabdinova como Princesa Princesa Shireen
Link Oficial no Youtube:


Bora Estudar Ballet de Repertório: Clique Aqui!

Comentários