E lá vamos nós de novo!

Quando tem títulos assim, vocês já sabem que a notícia não é boa... E realmente. Ser dona de um blog como esse não é tarefa fácil...

Me pediram para retirar mais um título dessa página, dessa vez apenas um ballet: O Romance do Botão de Rosa e da Borboleta. Eu não tenho o que discutir... A pessoa é dona dos direitos autorais, eu tenho que acatar. Fato! Melhor prevenir né?

Mas teve uma coisa que me deixou chateada e não, não é a retirada do vídeo, isso é o de menos. Quem acompanha o blog a mais tempo sabe de todas as agruras pelas quais passei ao longo dos anos. Se não bastasse pedir a retirada, eu tive que ouvir que o que faço aqui no blog é ridículo.

Sinceramente, é ridículo querer levar a dança a quem não tem acesso? Falando da realidade brasileira, nós temos excelentes companhias. Clássicas, são poucas. Eu por exemplo, sempre prestigio o trabalho da São Paulo Companhia de Dança. Eu adoraria ver o ballet do Municipal do Rio de Janeiro, mas ainda não tive a oportunidade. Existem companhias em outros estados, mas muitas vezes as produções ficam restritas àquele território, o que dificulta ainda mais o acesso. Cito como exemplo a apresentação da Escola Bolshoi na abertura do Festival de Joinville desse ano. Eles dançaram O Lago dos Cisnes, e diferente das noites competitivas, essa não foi transmitida no Youtube, o que é uma grande pena para quem não pode ir até lá e não tem acesso fácil às apresentações da instituição para conferir.

Se a nível nacional já é complicado, quem dirá internacional... É um sonho poder assistir as grandes companhias em suas sedes, mas é uma realidade acessível a poucos, infelizmente. Nesse ínterim, a internet acaba sendo uma grande aliada.

Tanto esse blog não é ridículo que na ocasião dos últimos pedidos de retirada de material, eu criei essa página, onde falo de caminhos oficiais para se conferir os vídeos que sempre me dediquei a compartilhar. E quem acessa aqui também consome os serviço streamings que indico. Recentemente, uma leitora queria saber onde assistir o ballet "Os Sapatinhos Vermelhos" de Matthew Bourne. Eu demorei pra responder, e olha só o que aconteceu:


Percebem? Há os que podem dizer que é hipocrisia da minha parte, afinal, a grande maioria do acervo continua aqui de forma não oficial. Mas vejam que o blog é muito mais que somente vídeos de ballet... Sempre foi.

E já aviso: além do título solicitado, para evitar represálias, eu também retirei outros cuja coreografia são da mesma autoria.

Comentários