Preciso da ajuda de vocês!

Pessoal, faço esse post pra pedir a ajuda de vocês!

Tenho esse blog há mais de 13 anos, o meu perfil no Instagram, há mais de 7 anos. Sempre me preocupei em fazer um conteúdo com informações de qualidade para todos, para tanto sem denegrir ninguém, seja por raça, religião, orientação sexual, nacionalidade, etc. Aqui todos são bem-vindos!

Desde o ano passado, tenho feito uma série de estudo no Instagram, a Linha do Tempo, na qual falo sobre grandes obras do ballet clássico que tenham algum registro em vídeo, seja completo ou parcial. Na primeira temporada, abordei os ballets dos séculos XVIII e XIX, e na segunda, comecei os ballets do século XX, onde estou falando das obras da primeira década e do legado do Ballets Russes. Com mais de 7000 seguidores, minhas postagens geralmente chegam na marca de 200 a 300 curtidas e sempre tem bastante engajamento, com comentários e compartilhamentos nos stories.

Na semana passada, fiz um post sobre o ballet Petrushka, e uma menina ficou indignada pelo fato de eu não mencionar o black face, prática que é considerada racista e que consiste nos bailarinos se caracterizarem como pessoas negras. Algo que era comum na época em que o ballet foi criado, mas que hoje é considerado uma ofensa, e com razão. O comentário foi "Sério que vocês postam um vídeo sobre black face e não falam um A a respeito?". A discussão rolou, a menina não aceitou o fato de eu não falar sobre o tema e ficou me taxando de racista. Acabei bloqueando a menina por me insultar no inbox e afirmar coisas que não sou e não pratico.

Passei alguns dias sem postar e, entre ontem e hoje, fiz duas novas publicações, uma sobre o ballet Thamar e outra sobre Daphnis e Chloé. O que aconteceu? O alcance simplesmente despencou! Cada post mal chegou a 50 curtidas... Retaliação e denúncias por conta de uma menina que ficou ressentida por eu não ter falado de black face num post cujo foco era outro?

Por tudo isso, peço a ajuda de vocês: por favor, curtam, comentem, compartilhem esses posts. Interajam de alguma forma. Quando a gente segue um perfil, dá pra ativar as notificações e toda vez que entra conteúdo novo, a gente recebe. Ativem as notificações do meu perfil.

Eu não o uso só pra fazer essa série, mas também para divulgar meu trabalho com os cursos de repertório. Com o alcance diminuído, fica mais difícil alcançar potenciais alunos.

Posso contar com vocês? É de graça e vocês vão continuar a receber conteúdo de qualidade e sem qualquer tipo de ofensa a quem quer que seja.

Comentários

  1. Parabéns pelo Blog. Visito todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, que coisa maluca essa época atual. Daqui a pouco vão reclamar de lago dos Cisnes que um homem se apaixona por um pato. Fato é que não existe nada hoje em dia livre de reclamações, muitas vezes de gente que não sabe do que está falando. Uma pena essa política correta que está virando algo pior que censura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do Lago foi boa! Mas realmente, estamos vivendo a era do "politicamente correto". Daqui a pouco, não se pode postar mais nada sem falar um A de alguma questão ¬¬ Preguiça viu...

      Excluir
  3. A observação é pertinente, porém precisa-se observar todo o contexto, época, história e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Egnaldo! Petrushka é de 1911, uma época em que era comum esse tipo de procedimento. Sem contar que, segundo já pesquisei, na Rússia não se teve um histórico com escravidão de negros como nas Américas. Pra eles, é uma fantasia. É uma questão complicada... Mesmo com as mudanças que tem acontecido, o racismo ainda é presente, infelizmente! As gravações que passaram e estão assim não tem como mudar. Cabe a nós compreendermos o modo de pensar da época e debater o assunto sem ataques. Senão, daqui a pouco, cada vez que postar um trecho com black face vou ter que colocar uma mensagem no final: "essa obra foi idealizada conforme os costumes e a mentalidade da época em que foi produzida", tal como é feito nas reprises do canal Viva.

      Excluir
  4. Não se deixe abalar, amo o que você faz aqui no blog e visito com bastante frequência. Não sabia do insta vou lá agora, e sempre que puder vou curtir e comentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho^^ Fico muito contente que goste do blog!

      Excluir

Postar um comentário