Gala de Ballet

Entre tantas companhias que disponibilizaram vídeos online durante a pandemia, uma em especial não fez uma transmissão sequer: o ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com exceção de Giselle com Ana Botafogo e Fernando Bujones, não existem gravações a venda com obras do repertório, tanto do ballet como a ópera desse teatro. E a gente se pergunta... Por quê? Tem a ver com o fato das artes em geral sofrerem com o descaso do governo em nosso país? Também. Tem a ver com a questão de direitos autorais das obras? É possível... Mas existe outro motivo: a orquestra não libera os direitos para que nenhuma gravação, em qualquer formato, seja distribuída e comercializada. Eu não entendo a lógica das razões dessa proibição. Acredito que deva haver algum acervo interno, mas é triste pensar que muitos não podem ter acesso ao que é apresentado por eles. Quem mora no Rio, ok! Mas e quem não mora, gostaria de prestigiar e, por alguma razão, não pode se deslocar até lá? Infelizmente, todos perdem!
Há quem possa pensar que os DVDs, Blurays ou transmissões na internet vão tirar as pessoas do teatro. A pandemia nos provou o contrário! Esses recursos podem estimular as pessoas a quererem prestigiar as companhias de perto e, consequentemente, aumentar o público presencial.
Ainda bem que no ano passado foi produzida uma gala, em homenagem aos 112 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa, o Grand Pas de Paquita, apresentado pela companhia BEMO (Ballet da Escola Maria Olenewa), o Grand Pas de Deux de O Corsário e Animated Frescoes, trecho ballet The Little Humpbacked Horse. Essa peça foi criada originalmente em 1864 por Arthur Saint-Léon, com música de Cesare Pugni. Quando foi remontada na Rússia por Marius Petipa, Riccardo Drigo refez a partitura e inseriu músicas adicionais, sendo Animated Frescoes uma delas.
Eu tenho certeza que você deve estar se perguntando: mas Julimel, se a orquestra do Municipal não libera os direitos, como essa gala foi possível? Reparem nos créditos do vídeo: em nenhum momento se menciona a participação de uma orquestra. Certamente, foram utilizadas músicas gravadas. Vindo de uma grande companhia, com sede e orquestra próprias, é algo realmente espantoso!
Mas é um alento que tenhamos alguma coisa! Aproveitem!

Gala de Ballet
Companhia:
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Ano: 2021
Obras:
- Grand Pas de Paquita
Solistas
:
Marcella Borges como Paquita
Cícero Gomes como Lucien

- The Little Humpbacked Horse (Animated Frescoes)
Solistas:

Fernanda Martiny, Juliana Valadão, Rachel Ribeiro e Liana Vasconcelos

- O Corsário (Grand Pas de Deux)
Solistas:

Cláudia Motta como Medora
Cícero Gomes como Ali
Download:
https://drive.google.com/file/d/1ef5AyMydhpA3Chlr3p1T4YYYgz9mOy5R/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Comentários

  1. Ju é tão triste isso né?? Queria muito que as pessoas conhecessem o repertório da única companhia de repertório do nosso país! Um país que não conhece sua história está fadado a repetir erros do passado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Mas há uma luz no fim do túnel!
      Aos 14 anos de existência, a São Paulo Companhia de Dança é uma companhia de repertório por excelência. e a cada dia que passa, isso fica mais evidente! São diversas ações, turnês pelo Brasil e exterior, agora tem a Escola de Dança gerida pelo mesmo órgão que mantém a companhia... SPCD é minha companhia do coração!!!

      Excluir

Postar um comentário