Ballet "Sonho de uma Noite de Verão"

Eu sou apaixonada por Sonho de uma Noite de Verão! Já gostava da história desde a época da escola, quando estudei as obras de Shakespeare. Esse universo de fadas e seres míticos me encanta! Gosto tanto que comprei há muitos anos o DVD do filme com Michelle Pfeiffer, Christian Bale e Kevin Kline. Quando descobri o ballet e a obra musical de Felix Mendelssohn, aí pronto: meu coração desmanchou de vez! Choro toda vez que assisto! É sempre assim...
A versão de Ashton é a minha favorita. Concisa, vai direto ao ponto, é centrada nos acontecimentos da floresta e a partitura é puramente o que foi criado por Mendelssohn para Sonho de uma Noite de Verão. Magia, encantamento, perfeição! Não tenho outra palavra para descrever...
A produção de Balanchine é igualmente linda, mas confesso: demorei pra conseguir assistir. Eu a achava longa demais! Essa versão é uma experiência diferente, Balanchine vai além e incorpora mais passagens da história, como a sequência do casamento, e outros personagens, como o duque Teseu e sua noiva Hyppolita. Musicalmente, completa a partitura com outros trabalhos de Mendelssohn. O resultado é interessante e me emociono igualmente no final, mas a meu ver, algumas passagens perdem um pouco da essência mágica que sinto na versão Ashton. A música de Sonho de uma Noite de Verão é tão perfeita que não precisa de complementos (aqui é a minha alma de pianista falando, rs).
Há duas interpretações aqui no blog que ainda não assisti: a versão de Jean-Christophe Maillot para o Les Ballets de Monte-Carlo e a de Jorma Elo para o Finnish National Ballet.
Hoje, trago uma nova interpretação para vocês, e essa eu tenho curiosidade pra assistir: a montagem de John Neumeier! Pelo que vi por alto, ele também complementa a partitura com outras composições, não somente de Mendelssohn. Na história, os papéis de Hyppolita e Teseu e de Titania e Oberon são interpretados pelo mesmo casal de bailarinos. A interpretação é do Hamburg Ballet. Vamos conhecer?
Sonho de uma Noite de Verão
Companhia:
Hamburg Ballet
Ano: 2021
Elenco:
Anna Laudere como Hyppolita/Titania
Edvin Revazov como Teseu/Oberon
Alexandr Trusch como Philostrate/Puck
Download:
https://drive.google.com/file/d/1GoE-m0VigIJGogu9mzk02yfiRpBwxDJm/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Vocês devem estar se perguntando: e a versão de Alexander Ekman? Apesar de se chamar Sonho de uma Noite de Verão, o enredo não é o mesmo, a temática não é a mesma, a partitura não é a mesma. Em resumo: a proposta dessa versão é bem diferente, mas igualmente interessante e também vale a pena conferir!

Comentários

  1. Esse momento é meu! Sempre quis vê essa versão inteira e numa boa qualidade. Já peguei o bloquinho pra anotar tudo

    ResponderExcluir

Postar um comentário