Ballet "Romeu e Julieta"

"Querida Claire,

E e Se são palavras que por si não apresentam nenhuma ameaça.
Mas se colocadas juntas, lado a lado,
elas têm o poder de nos assombrar a vida toda.
E se... E se... E se...
Eu não sei como a sua história terminou,
mas se o que sentia naquela época era verdadeiro amor,
então nunca é tarde demais.
Se era verdadeiro, então por que não seria agora?
Você só precisa de coragem para seguir seu coração.
É difícil imaginar um amor como o de Julieta.
Um amor que nos faça abandonar entes queridos,
que nos faça cruzar oceanos.
Mas eu gostaria de acreditar que,
se um dia eu sentir esse amor,
terei coragem de persegui-lo.
E Claire, se não o fez naquela época,
espero que ainda o faça um dia.

Com todo o amor,
Julieta"

Quando eu comecei a fazer a postagem de hoje, lembrei desse trecho do filme "Cartas para Julieta". É uma daquelas comédias que eu não me canso de assistir, sempre vejo e me divirto como se fosse a primeira vez. E essa parte me emociona muito! É uma história que fala da busca pelo amor, um amor que às vezes pode parecer perdido pelo tempo e pela distância. Mas sei por experiência própria que quando algo tem que acontecer na nossa vida, o tempo pode passar, a gente pode dar a volta pelo mundo, mas é infalível, acontece mesmo! Assim como aconteceu na minha história com o Alex. Sabe aquele que sempre me ajudou aqui no blog de tempos em tempos? Pois é...

A história é longa, mais parece ter saído de um filme ou de um livro bestseller. Pra tentar resumir: nos conhecemos quando eu tinha 17 anos em uma festa e nos tornamos grandes amigos. Quando nos encontrávamos, ele me olhava de um jeito diferente. Eu sempre fui muito tranquila quando o assunto era namoro e por isso, talvez eu não percebesse muito. Ele costuma dizer que era apenas admiração, já minha mãe era muito franca: "ele tá a fim de você!" Me digam, coração de mãe se engana?
Só que na época, não rolou nada por vários motivos. Nunca saímos pra ir ao cinema ou ao teatro, nosso contato era mais virtual. As poucas vezes que nos vimos foram nas ocasiões em que ele ia em casa pra buscar o computador pra consertar e depois, quando ele trazia de volta pra fazer os últimos ajustes. Só.
Um tempo depois ele saiu do país. Passou por Portugal, França e mora em Israel atualmente, onde trabalha como militar de elite. Nos anos que se passaram, sempre mantivemos contato, ele sempre carinhoso comigo. Nem parecia que ficávamos longos períodos sem nos falar... No último sábado de 2019, retomamos o contato pra valer! Isso aconteceu de um modo espantoso: o número dele simplesmente apareceu na minha agenda do WhatsApp. Sabe quando você se pergunta: "que bruxaria foi essa?" Só depois fui descobrir que a artimanha foi do Skype! Eu raramente uso esse programa pra alguma coisa, mas por ter feito o cadastro com o mesmo login da época do msn, os contatos migraram, inclusive o dele. Em algum momento, depois de eu ter usado o Skype duas vezes em 2019, o contato dele veio pra minha agenda. Dá pra acreditar?
O fato é que fiquei muito feliz, conversamos bastante naquele dia, eu ainda não estava acreditando! Depois disso, nos falamos duas vezes e logo em seguida, saiu em missão. Quando voltou, pouco depois de 15 dias, foi quando as coisas começaram a acontecer... Ele começou a me mostrar os sentimentos dele através da música. Na primeira eu caí da cadeira: How long will I love you? Tradução: quanto tempo vou te amar? Naquele momento, tudo o que a minha mãe dizia começou a fazer sentido. Poderia ser algo aleatório? Sim! Se não fosse por dois detalhes: ele ter perguntado como estava o meu inglês antes de me mandar essa música (ele me mandou um vídeo legendado) e ele salientar o tempo todo o quanto as letras são importantes. Depois dessa, ele me mandou outras, uma mais linda que a outra, até trecho de ópera teve! Numa época em que o romantismo é considerado careta e fora de moda por muitos, acho que só nos meus sonhos eu poderia esperar viver algo parecido. Com o tempo, fui percebendo os meus próprios sentimentos e comecei a corresponder, também mandando músicas com letras muito significativas! É claro que eu subi o nível e também mostrei o que sentia através de vídeos de dança. (Só pra constar, ele não só gosta de ballet como o preferido dele é Giselle!) Foi uma troca incrível e intensa. Depois do aniversário dele, em março de 2020, a chave virou e ele se declarou pra mim!

Resumindo: Olha quanto tempo se passou desde que a gente se conheceu? Foram 14 anos até a gente retomar o contato e as coisas se desenrolarem. Como eu disse no começo: o mundo dá muitas voltas, mas quando uma coisa é pra ser, não adianta tentar fugir. Acontece mesmo!
Vocês devem estar se perguntando: e vocês já se reencontraram pessoalmente? Ainda não. Vontade não falta, ele quer muito voltar pro Brasil, mas tudo depende da dispensa dele. Por conta do ofício, às vezes ficamos bastante tempo sem contato. Hoje, por exemplo, faz quatro meses que não tenho notícia nenhuma. Haja coração e oração! Na minha cabeça, mil e uma hipóteses do que pode estar acontecendo, mas de uma coisa eu sei: notícia ruim chega logo e sinceramente? Quero pensar em tragédias só na ficção!

Como no vídeo de hoje, que eu sei que tinha muita gente ansiosa esperando: a versão que passou no cinema de Romeu e Julieta no último dia 14 de fevereiro! A incerteza de conseguir uma cópia era grande, mas deu certo! O mesmo amigo que me mandou O Lago dos Cisnes do Swedish também compartilhou comigo essa gravação. Gratidão!

Romeu e Julieta
Companhia:
The Royal Ballet
Ano: 2022
Elenco:
Anna Rose O'Sullivan como Julieta
Marcelino Sambé como Romeu
Thomas Whitehead como Teobaldo
James Hay como Mercutio
Download:
https://drive.google.com/file/d/1Pvzbmcyzd0yZy8xlVpY1IAdO4ep7gOc8/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .avi

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Comentários

  1. Julimel vou repetir o comentário meu no seu post de 25/12/2020 (Nutcracker)..a mensagem é muito válida ainda hoje..mulher corajosa!!!

    Julimel, muito obrigada, por pensar sempre en nós y compartilhar os seus tesouros e emoções connosco, estou a disfrutar muito deles. Boas Festas para você e sua familia. Às vezes a dor enche os olhos de chuva, enquanto o amor e a gratidão enchem o coração de luz. Chuva e luz às vezes criam um arco-íris que permite que você se comunique com a pessoa amada onde quer que ela esteja. Se você fizer uma pausa, fique em silêncio e poderá receber o amor e a gratidão que aquele ser do outro lado do seu arco-íris lhe envia de volta depois de receber sua mensagem. Um beijinho, um abraço muito grande e muita gratidão para aquecer um bocadinho seu coração. Portomom (Ana)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, muito obrigada pelas suas palavras.
      Eu tenho estado numa montanha-russa de emoções que você nem imagina...
      Não tá sendo fácil, mas vai passar. Tudo passa, essa é a única certeza.
      Grande beijo e obrigada pelo seu carinho :)

      Excluir
  2. Oi Julimel! Queria saber se você teve acesso a nova versão de Raymonda do English National Ballet ou a do Dutch National Ballet, são produções novas que mudam a história original do ballet. Se você tiver, eu agradeceria muito se você postasse, estou bastante ansiosa para assistir. Desde já agradecida por continuar esse lindo projeto mesmo diante de tantas dificuldades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem?
      A versão do Dutch, que eu saiba, ainda não estreou. A do English temos que ficar de olho... É bem possível que, por ser um repertório diferente, seja até lançado em DVD. Vamos aguardar :)

      Grande beijo!

      Excluir
  3. UNA MARAVILLOSA HISTORIA DE AMOR QUE NOS REGALAS DE TU VIDA... ACOMPAÑADA DE UNA OBRA DE IGUAL MAGNITUD. PERO LA TUYA ES MAS BONITA.. SALUDOS DESDE MEXICO

    ResponderExcluir
  4. A música "How long will I love you?" pertence ao filme "About Time" "Questão de Tempo" de 2013 com Rachel McAdams, uma linda história de amor e sua realização na vida. Outro belo filme dela é "The Notebook" "Diário de uma Paixão".

    Que sua história de amor acompanhe as histórias desses filmes. Desejo o melhor para ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diário de uma Paixão é lindo, mas não quero ter o mesmo fim da protagonista.
      Já Questão de Tempo ainda não vi. Vou colocar pra assistir e depois te conto o que achei.

      Obrigada por tudo ^^

      Excluir
  5. Vou ver pela primeira vez esse balé que tenho certeza é lindo, gostaria tanto que você colocasse algum balé com a Mayara como bailarina principal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romeu e Julieta é maravilhoso! A música de Prokofiev é perfeita!
      Como a Mayara foi promovida, pode ter certeza que a veremos em alguma transmissão para cinema. Temos que aguardar...

      Aproveite!

      Excluir

Postar um comentário