Ballet "Giselle"

Esse não é só mais um blog de vídeos. Eu sempre me preocupei com a qualidade das postagens, compartilhar histórias, conhecimento e curiosidades sobre esse universo que a gente tanto ama. É verdade que nos últimos tempos, eu tenho estado meio sem ânimo pra escrever... Mas sempre é tempo de resgatar essa essência!
E já começo hoje, com uma curiosidade sobre Giselle. É sabido que em sua estreia, lá em 1841, o ballet causou bastante alvoroço por conta da morte da personagem principal, que se matava com uma espada. Pra contornar a situação, decidiram alterar a causa da morte para um ataque do coração e assim é mantido até hoje. Ela sempre demonstra uma saúde frágil e durante a cena da loucura, até tenta o suicídio, mas é impedida.
Eis que recentemente, eu descobri que há uma montagem que mantém a morte de Giselle pela espada: a produção de Peter Wright, que é montada por inúmeras companhias: The Royal Ballet, The National Ballet of Canada, Bavarian State Ballet e Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O curioso é que quando assisti a produção de 2006 do Royal, com Alina Cojocaru, eu não tinha percebido esse detalhe. Isso só ficou evidente pra mim depois que vi uma transmissão de Giselle no cinema em 2012, com Marianela Nuñez e Rupert Pennefather. Lembro que a cena da loucura nessa versão me impactou muito, justamente por Giselle se ferir com a espada e ninguém fazer nada para detê-la. Achei que era algo específico dessa gravação, feita em 2011. Só depois fui perceber que Peter Wright resgatou mesmo esse elemento e incorporou em sua versão história. E quem ganha somos nós!
E já que falamos nessa produção, o título de hoje é justamente Giselle com Royal, com Yasmine Naghdi no papel principal. Aproveitem!

Giselle
Companhia:
The Royal Ballet
Ano: 2021
Elenco:
Yasmine Naghdi como Giselle
Matthew Ball como Albrecht
Luca Acri como Hilarion
Marianela Nuñez como Myrtha
Download:
https://drive.google.com/file/d/10Yotc34cBui8q1S8rGwxRlEaqn95_oZJ/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Comentários

  1. yo me sorprendí mucho cuando vi esta versión del Royal Ballet porque Giselle se hiere con la espada, en todas las versiones que he visto, de ballets de compañías de Rusia, Giselle muere porque su corazón falla aunque si está la escena donde agarra la espada, me parece excelente que hayan vuelto a esa idea original en cierta forma

    ResponderExcluir
  2. Vc não merece palmas, mas o Tocantins todo👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  3. Sobre a cena da loucura tenho um livro que a Ana Botafogo conta que já se machucou diversas vezes fazendo essa cena. Que muitas vezes o bailarino que faz o príncipe a sacudia com força e ela como fingia estar morta estava com o corpo mole e acabava batendo braços e cabeça no chão com força kkkk. Amo essas curiosidades e felizmente pode assistir essa montagem diversas vezes aqui no RJ por ser a versão da companhia. Linda demais

    ResponderExcluir

Postar um comentário