Ballet "Esmeralda"

A caçadora de relíquias está de volta!
Depois que eu encontrei o vídeo do último post, posso dizer que me animei de novo. E além de todo o acervo que juntei durante a pandemia no ano passado, eu tô encontrando cada título que eu simplesmente não posso guardar só para mim! A minha missão é compartilhar a dança e eu vou continuar a fazer isso!
E o de hoje eu simplesmente tinha loucura pra conhecer! Vocês sabem que Esmeralda é um repertório que tem poucas montagens completas. Entre as releituras, uma que me despertava muita curiosidade era a de Vladimir Burmeister para o Stanislavsky Ballet. Ano passado, eles liberaram a gravação oficial completa pra assistir online, porém além do site ter região geográfica restrita ao território russo (só dava pra assistir por VPN), era impossível extrair qualquer vídeo de lá... E olha que eu tentei várias vezes!
Eis que essa semana, junto com a Coppélia que trouxe no último post, eu também achei essa gravação que eu tanto queria! Eu dei uma espiada, me parece ser muito bonita! Eu espero que gostem :)
Esmeralda
Companhia: Stanislavsky Ballet
Ano: 2019
Elenco:
Oxana Kardash como Esmeralda
Ivan Mikhalev como Febo
Natalia Kleymonova como Flor de Lys
Georgi Smilevski como Frollo
Roman Malenko como Quasímodo
Download:

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Comentários

  1. Fico feliz com suas postagens!!!Continue com seu maravilhoso trabalho

    ResponderExcluir
  2. Você não tem o recente "Spartacus" de Bolshoi com Nikulina, Tsvirco, Zakharova e Belyakov ?? Obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há sim! É só acessar aqui:
      https://www.videosdeballetclassico.com.br/2021/12/ballet-espartaco.html

      Obrigada por escrever!

      Excluir
  3. Precisei fazer uma pesquisa sobre esse maravilhoso balé a pedido da minha professora. Para quem tiver interesse, deixo aqui os frutos da minha labuta :)

    O Corcunda de Notre-Dame é um romance histórico escrito por Victor Hugo e
    publicado em 1831. A história se passa na Paris medieval na qual a catedral de Notre-Dame é o cenário principal do enredo, uma vez que o objetivo do autor era conscientizar a população sobre a importância de sua manutenção. Era povoada por figuras de mármore de reis, santos e bispos que pelo menos não riam dele e olhavam apenas com tranquilidade e benevolência (HUGO, 1831).

    O balé Esmeralda tirou inspiração da obra de Victor Hugo, narrando a história
    em um espetáculo de três atos e cinco cenas. Originalmente o balé foi coreografado por Jules Perrot e a música composta por Cesare Pugni. Sendo sua primeira apresentação em 9 de março de 1844 no Teatro de Sua Majestade, Londres, com Carlotta Grisi como Esmeralda. Atualmente o balé é encenado apenas na Russia, Europa Oriental e em algumascompanhias dos Estados Unidos.

    Enredo baseado na pesquisa do professor (WILEY, 1810):

    A bela garota cigana Esmeralda se casa com o poeta Pierre Gringoire, para salvá-lo
    da morte nas mãos do rei cigano. O noivo está apaixonado por sua nova noiva, mas ela deixa claro que o casamento é estritamente de conveniência. Gringoire não é o único apaixonado por Esmeralda, o arquidiácono da catedral de Notre Dame, Claude Frollo, está perigosamente obcecado pela cigana e ordena que seu capanga deformado, Quasimodo, a sequestre. Quando Quasimodo ataca Esmeralda na rua, ela é resgatada pelos Arqueiros do Rei, liderados por seu belo capitão Phoebus de Chateaupers, que captura Quasimodo. Eles planejam torturá-lo, mas Esmeralda pede sua libertação. O corcunda fica profundamente comovido com a bondade dela. Phoebus, por sua vez, fica encantado com a garota e dá a ela um lenço dado a ele por sua noiva, Fleur de Lys.

    No dia seguinte, Fleur de Lys e sua mãe conduzem uma grande festa por seu
    noivado com Phoebus, que se distrai pensando em Esmeralda. Ela chega para entreter os convidados, mas fica com o coração partido ao ver que o noivo de Fleur de Lys não é outro senão seu amado Phoebus. Fleur de Lys percebe que Esmeralda está usando o lenço que deu a Phoebus e percebendo que ele se apaixonou por outra, com raiva cancela o noivado. Phoebus parte com Esmeralda. Sozinhos em uma taverna, os dois declaram seu amor um pelo outro, sem saber que o arquidiácono Frollo também está ali, espionando-os. Pegando uma adaga que roubou do quarto de Esmeralda, Frollo se esgueira por trás dos amantes e esfaqueia Phoebus, que cai inconsciente no chão. Frollo chama as autoridades, mostra o corpo de Phoebus e a adaga usada para esfaqueá-lo, identificada como de Esmeralda. A pobre menina é levada e condenada à morte.

    Na madrugada seguinte, o Festival dos Tolos está em andamento e Esmeralda deve
    ser enforcada pelo assassinato de Phoebus. Seus amigos e Gringoire estão todos presentes e se despedem dela, enquanto Frollo assiste em triunfo. Assim que Esmeralda é levada para a forca, Phoebus chega vivo e bem, tendo sobrevivido e se recuperado do esfaqueamento. Ele revela que o verdadeiro culpado é Frollo e anuncia que Esmeralda é inocente de qualquer crime. Frollo pega uma adaga e tenta acabar com eles, mas Quasimodo arranca a adaga de seu mestre e o esfaqueia até a morte. Esmeralda e Phoebus estão alegremente reunidos.

    Referências Bibliográficas

    HUGO, V. O Corcunda de Notre-Dame. [S.l.: s.n.], 1831.

    WILEY, R. J. A Century of Russian Ballet. [S.l.]: Oxford: Dance Books Ltd, 1810.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lenor, tudo bem?
      Esmeralda é realmente maravilhoso! Obrigada por compartilhar sua pesquisa com a gente :)

      Excluir
    2. Olá, tudo sim.
      Imagina, eu que agradeço por seu trabalho :)

      Excluir

Postar um comentário