Ballet "Os Sapatinhos Vermelhos"

Mais um ballet cujo vídeo eu consegui com a ajuda do meu namorado!
Bom... Na verdade, eu já tinha esse vídeo em qualidade de DVD há muitos anos, mas sempre ficava na dúvida se eu deveria compartilhar aqui ou não... Pois se trata do trecho de ballet que dá nome ao filme Os Sapatinhos Vermelhos, estrelado por Moira Shearer. A história do espetáculo é inspirada num conto de Hans Christian Andersen e versa sobre uma garota fascinada por um par de sapatos vermelhos. Ao calçá-los, ela não consegue mais parar de dançar e sequer tirá-los dos pés. O enredo também conversa com o impasse vivido pela protagonista do filme, que fica dividida entre o amor e a carreira de bailarina.
O meu grande dilema era o fato de compartilhar apenas a sequência de dança e não o filme todo. O foco do blog são os espetáculos, sejam repertórios completos, galas ou coletâneas, além dos documentários e dos vídeos didáticos. Mas eu pensei o seguinte: Essa verdadeira relíquia da dança e do cinema não pode ficar fora do blog! É uma sequência de 16 minutos, intensa e incrível que vale a pena ter no nosso acervo!
Aliás, tenho uma história pra contar sobre como consegui o DVD. Certa vez, no primeiro studio que eu fazia aula, eu estava olhando uma caixa na qual a minha professora guardava as cópias dos DVDs da Royal que ela disponibilizava pras alunas estudarem. No meio de tantos DVDs, eu vi um que me chamou a atenção: Os Sapatinhos Vermelhos, um disco original acondicionado em um plástico e esquecido ali. Quando eu vi isso, fiquei indignada! Pensei: Meu Deus! Alguém tem uma relíquia dessas, um cópia original, e deixa largado aqui, de qualquer jeito! Eu poderia ter pegado para mim, sem falar nada, que nem iam notar... Poderia, mas eu fiz isso? Não! Perguntei de quem era, a dona apareceu e eu pedi emprestado para fazer uma cópia. Desde então, vivi esse dilema: posto a sequência de dança no blog ou não? Por anos, eu deixei passar...
Acreditem, eu consegui o DVD lá em meados de 2013/2014 e só fui assistir no ano passado! Quando eu contei ao meu namorado que tinha visto e adorado, ele me mandou uma cópia do filme em alta qualidade. Foi aí que decidi de vez colocar na lista e postar pra vocês!
Para terminar, duas curiosidades. Primeiro, vocês sabiam que Moira Shearer, a protagonista do filme e do ballet, foi rival de Margot Fonteyn? Segundo, essa é oportunidade de ver um bailarino lendário em ação: Leonid Massine interpreta o sapateiro! Além de dançar, foi ele que coreografou as próprias sequências. As músicas são de Brian Easdale. Divirtam-se!

Os Sapatinhos Vermelhos
Ano:
1948
Elenco:
Moira Shearer como A Garota
Leonid Massine como Sapateiro
Download:

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis:
 Clique Aqui!

Dúvidas nos Downloads?
 Clique Aqui

O coreógrafo Matthew Bourne criou uma versão de Os Sapatinhos Vermelhos, inspirado no filme de 1948, para o New Adventures. Tenho loucura pra conhecer! Quem sabe, um dia, eu consiga postar uma gravação oficial aqui...

Comentários

  1. Quando eu estava em formação, a milhares de anos atrás, meu professor de ballet passou o filme pra assistirmos. Aliás amo filmes de dança e seria legal você disponibilizar, como por exemplo um filme que geral ama é Center Stage! Mil beijos e já tô correndo assistir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rique!
      Eu já pensei muito à respeito dos filmes de dança, várias pessoas já me pediram. Mas o blog tem um foco e quero manter, que são os espetáculos, além dos documentários e vídeos didáticos. Os filmes são bem mais fáceis de conseguir, até mesmo em plataformas de streaming, que hoje são várias! Os ballets e muitos documentários já não tem o mesmo acesso, entende?
      No caso desse filme, há a sequência de dança, que tantas vezes assisti na internet... É um trecho que não dá pra ficar de fora! Inclusive há a peça do Matthew Bourne inspirada nos Sapatinhos Vermelhos que eu tenho loucura pra conhecer!

      Grande beijo!

      Excluir
  2. Muito obrigado por compartilhar este vídeo Ju, eu adoro isso :). Ah, a propósito, eu tenho a versão de Matthew Bourne de The Red Shoes, é uma gravação oficial que eu mesmo capturei fora da tela. Posso compartilhar com você através do Google Drive, você está interessado! E se você acha que a qualidade do vídeo é boa o suficiente, você também pode compartilhar com outras pessoas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ning, que fantástico! Eu tenho loucura pra conhecer essa versão, e acredito que outros leitores também... Você pode me mandar?

      Muito obrigada!!!!

      Excluir
    2. Claro! Acabei de enviar o link para você. :)

      Excluir

Postar um comentário