Vamos Conversar?

Meus amigos...

Esse blog existe há mais de 11 anos com o intuito de compartilhar vídeos completos de dança com o máximo possível de pessoas. A gente sabe que no Brasil é difícil conseguir títulos em DVD e Bluray por um preço acessível. Poucas foram as oportunidades de adquiri-los por um valor razoável, como a coleção de DVDs O Melhor do Ballet, assinada por Ana Botafogo e lançada em 2008 pela Planeta de Agostini. Se quiser comprar originais é necessário recorrer à importação, mas o valor acaba não sendo convidativo pra grande maioria... Qual acaba sendo a solução? Buscar na internet!

Diante dessa escassez, eu apareci com essa ideia, de compartilhar tudo o que eu encontrasse de vídeos de espetáculos completos. Já recebi muitas mensagens de carinho e gratidão ao longo desses anos. O acervo foi e continua crescendo, não só com a minha procura mas também com a contribuição de muitos leitores. Acabei criando um espaço de memória da dança sem perceber, não só pelos vídeos, mas também pelas informações que compartilho... Contando com o título que entrou hoje, atualmente temos um acervo de 736 vídeos!

Mas nem tudo nessa vida são flores... foram muitos percalços, principalmente com o servidor. Apesar de ser uma ideia incrível, o que faço é um compartilhamento não oficial, e por conta disso, vivo numa eterna busca pra continuar a compartilhar os vídeos que tanto amamos. Só pra vocês terem uma ideia, nesses 11 anos nós já passamos pelo mediafire, 4shared, mega e onedrive, fora outros nos quais os arquivos ficaram pouco tempo. E o motivo da mudança é sempre o mesmo: conta bloqueada, arquivos deletados, o servidor não é tão funcional...

O último que usamos por mais tempo foi o onedrive, um servidor pago, quem me ajudava com ele era o Tarcísio do Agenda de Dança. Esse servidor é tão bom que quando a primeira conta atingiu o limite máximo (1TB), nós compramos uma segunda conta. Tudo ia bem... até meados de agosto/setembro do ano passado, quando uma das contas foi bloqueada! Até hoje não conseguimos reaver o acesso. Quando a chave da outra conta, que estava funcionando, expirou em janeiro, eu fiquei com medo de pagar a renovação e acontecer o mesmo. Foi por isso que pesquisei outro servidor e encontrei o degoo.

É... não é a toa que muita gente já me falou: Não sei como você tem paciência! Se fosse eu, já teria desistido. O amor pela dança fala mais alto, o desejo de compartilhar a dança com vocês também... Por isso persisti, me mantive firme.

Mas muitas vezes, o desânimo bate... e hoje bateu! Pois mesmo diante de tanto esforço, de tanta luta pra manter tudo no ar, parece que ninguém está satisfeito. 

O ponto que eu queria chegar é justamente o novo servidor, o degoo. 

Das opções que existem hoje, ele é o que oferece o maior espaço numa conta gratuita, 100 GB. Eu testei, o Tarcísio me ajudou a testar, e percebemos que ele tem uma boa taxa de download. Pensei: vou utilizá-lo! Mas não demorou muito, os problemas começaram...

Primeiro, a questão do limite do download. Eu já revirei a internet e o próprio site atrás de informação sobre isso e não encontrei NADA! O mais curioso: enquanto um título está dando esse aviso, outro pode estar funcionando normalmente! E o pior é que eu já testei e é isso mesmo! Eu mesma não consigo entender... Peço desculpas, mas o jeito vai ser esperar.

Segundo, não dá pra baixar todos os arquivos de uma vez só! Tem que ser um de cada vez, mas não precisa esperar um download acabar pra começar o outro. Vocês podem colocar em sequência!

Terceiro, lentidão nos downloads. Quando isso acontecer, parem o download, atualizem a página ou reiniciem o navegador. Ele costuma voltar ao normal...

Quarto, arquivos baixando com um nome aleatório. Quando isso acontecer, mudem o nome e coloquem o mesmo que está marcado no servidor. Isso está acontecendo, até onde eu pude ver, com dois títulos e fazendo essa alteração, os arquivos ficam funcionais e possíveis de descompactar. Eu já tentei refazer o upload desses arquivos, mas o problema persiste.

Mas o que mais desanima nessa história toda não é o trabalho que tenho para manter tudo isso. Não é o baque que fico a cada queda de servidor. São os comentários que eu recebo. "É impossível baixar por esse servidor!", "o servidor x ou y era melhor", "muda de servidor!".

Eu sei, todos querem algo funcional, principalmente eu, que gerencio o blog e quero que todos tenham acesso ao acervo. Mas algum de vocês imagina o trabalho que dá manter uma estrutura como essa? Acreditem, a gente sempre tenta fazer o melhor... Eu tento tirar dúvidas, tenho feito tutoriais em vídeo, explico, explico, explico... mas às vezes, no primeiro empecilho, é muito mais fácil reclamar do que tentar compreender a situação, entender o problema para então saná-lo.

Outro questionamento que sempre recebo: "por que arquivos fragmentados? coloca arquivo inteiro, é mais fácil!". Eu pergunto: mais fácil para quem? Pois nem todos tem acesso regular à internet, nem todos tem uma boa conexão que possibilite o download de arquivos grandes de uma tacada só... Eu já pensei em colocar arquivos únicos, mas muita gente me pediu pra manter como está, caso contrário não conseguirão baixar... Percebem como eu tento ajudar todo mundo?

Além disso, existe outra questão. No início do blog, em meados de 2009, 2010, a internet não era tão potente como hoje em dia, que tem fibra ótica e velocidades de 100, 200 ou sei lá quantos MB. E por isso mesmo, os uploads eram muito demorados. Pra vocês terem ideia, demorava de uma hora a uma hora e meia pra subir um arquivo de 100 MB. UM ARQUIVO! Pra subir um vídeo de pouco mais de um 1 GB, levava um dia inteiro. Um vídeo em formato de DVD, que é maior, cerca de uma semana! Agora vocês percebem o trabalho? Claro, hoje em dia é bem mais rápido, mas foi tanto tempo fazendo desse jeito que me habituei. E como já disse, eu quis mudar, mas por conta de muitos pedidos, acabei mantendo assim.

Posso confessar? Por vezes, já pensei em fazer uma vaquinha e convidá-los a ajudar um projeto que vocês tanto gostam, ajudar a pagar por um servidor que seja eficiente pra todos baixarem! Mas eu não faço isso pois é muita responsabilidade lidar com o dinheiro alheio, sem contar a questão tão delicada que cerca o compartilhamento que faço por aqui. Vejam o que aconteceu com o onedrive...

Vale ressaltar que, hoje em dia, há serviços focados em streaming desse tipo de conteúdo, e até as próprias companhias abriram a cabeça pra esse formato depois da pandemia, mas ainda é algo a nível internacional. Quem pode, prestigia e é o certo! Mas... e quem, mesmo com essa facilidade, ainda não pode? Aí tem que se virar como pode né?

Isso é só um desabafo, tá? Não estou me fazendo de coitada, estou apenas expondo a verdade dos fatos, o que se passa nos bastidores. É como uma apresentação: o que vemos no palco é só a ponta do iceberg. Por trás daquilo, tem muito trabalho, muitas aulas, ensaios, correções...

O blog não vai acabar... Eu apenas peço um pouco mais de compreensão e empatia com essa mortal que vos escreve. Tudo bem?

Comentários

  1. Você está certíssima Ju, as pessoas precisam ter empatia e entender que esse trabalho que vc faz é único no mundo todo. Não existe outro blog além do seu com essa quantidade de arcevo e de relíquias importantíssimas para a história da dança no futuro.
    De cá te abraço e espero que tudo se resolva com tranquilidade, não desiste pq vc faz um trabalho de excelência e é utilidade pública pra nós pesquisadores, bailarinos e artistas em geral!
    Um super beijo pra vc e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, Marcone!
      É bom poder contar com amigos como você!
      É saber o quanto esse projeto é importante que eu sigo em frente...

      Um grande beijo pra você!

      Excluir
  2. You are doing wonderful work - please keep it up.

    ResponderExcluir
  3. Julimel, concordo 100% contigo. Sugestão pro site: faça o básico e não se preocupe em agradar os outros. Sugiro tb que use o https://drive.google.com que dá 15Gb grátis por conta. E você pode criar infinitas contas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço muito pelo carinho e pela compreensão, André!
      Mas como eu disse, é um acervo muito grande pra pouco espaço... Tudo bem, eu posso criar infinitas contas de 15 GB... mas e na hora de gerenciar tudo isso? São 736 vídeos, fora os mais de 200 que ainda tenho para compartilhar! Entende o meu dilema?

      Excluir
  4. Seu blog é o melhor, sempre mostro os vídeos pros meus alunos. E quem reclamar, vai e faz melhor

    ResponderExcluir
  5. https://www.istartips.com/es/degoo-review.html

    Juli este review dice que en Plan Gratis - Degoo los archivos si están inactivos durante 90 días, su almacenamiento se borrará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Eu sei dessa condição, é necessário entrar na conta com frequência pros arquivos não apagarem, e esse cuidado eu tenho tomado pois o trabalho que dá...
      Mas estou repensando algumas coisas... Logo vocês saberão!

      Excluir
  6. Yo quisiera pedirte disculpas si en algún momento mis comentarios te han hecho sentir triste. He de decir que está página realmente me ha dado la VIDA porque hay muchos vídeos de ballet que están descatalogados y no se pueden conseguir por más que se quiera y tú labor junto a la gente que hace otros aportes es maravillosa. Espero que el servidor de degoo se arregle y no te demos más quebraderos de cabeza. Cuídate y un abrazo, gracias por regalarnos estas joyas.

    ResponderExcluir
  7. Ju, fico abismada de ainda terem a coragem de reclamar! Eu sou beneficiada pelo seu trabalho todos os dias e sou muito grata pela sua disponibilidade em nos possibilitar assistir e estudar. Sinto muito pelos inconvenientes e acredite em mim quando digo que você fez e faz muito pela nossa comunidade. Comecei assistindo como aluna, depois como professora e hoje como dona de academia ainda uso o blog como fonte de pesquisa e divertimento. Um abraço carinhoso, Ana Vitoria

    ResponderExcluir
  8. Ju, fico abismada de ainda terem a coragem de reclamar! Eu sou beneficiada pelo seu trabalho todos os dias e sou muito grata pela sua disponibilidade em nos possibilitar assistir e estudar. Sinto muito pelos inconvenientes e acredite em mim quando digo que você fez e faz muito pela nossa comunidade. Comecei assistindo como aluna, depois como professora e hoje como dona de academia ainda uso o blog como fonte de pesquisa e divertimento. Um abraço carinhoso, Ana Vitoria

    ResponderExcluir
  9. Hi Ju, I only stumbled upon your website last month, and I am truly impressed and really appreciate the great efforts and dedication you have put in to provide these content for us ballet fans. Your website is a true godsend and blessing during lockdown. Whatever decision you make on the server, I will always be in support of you. Thank you.

    ResponderExcluir
  10. Hi Ju, I only stumbled upon your website last month, and I am truly impressed and really appreciate the great efforts and dedication you have put in to provide these content for us ballet fans. Your website is a true godsend and blessing during lockdown. Whatever decision you make on the server, I will always be in support of you. Thank you.

    ResponderExcluir
  11. Querida seu trabalho é incrivel. e ajuda todos amantes do Ballet a ter acesso que de outa maneira seria impossivel.
    Obrigado, Obrigado, não existe palavras que podem descrever minha gratidão pelo seu incasado trabalho. Tudo de bom pra vc. E se cuide muito neste momento de pandemia.
    Seu amigo
    João Lema

    ResponderExcluir

Postar um comentário