Tempo de Mudança

Meus amigos...

De vez em quando, a gente dá uma surtada... Lembrem-se que o blog não começou ontem, nós já temos mais de 11 anos de estrada, se tornou uma estrutura grande com um acervo gigantesco! E como já disse, eu tento de tudo pra ajudar a todos! Só que eu gerencio tudo praticamente sozinha. Eu digo "praticamente" pois já tive muita ajuda no upload dos arquivos ao longo desses anos... Meu namorado, o Bruno Alves e outros leitores já me ajudaram nessa empreitada, sabem como é trabalhoso fazer isso e eu sou muito grata por isso!

Mas na hora dos comentários, sou eu que tenho que lidar, sejam elogios ou dificuldades... E como diz a minha mãe, tudo é o jeito como se fala! E é por causa desse jeito que eu simplesmente pirei e escrevi tudo o que escrevi. Sou humana, né?

Mas reconheço que as coisas mudam, os tempos mudam! Ontem, conversando com a Carol do @meiaponta, ela me disse uma coisa que é verdade: eu e ela (e muitos de vocês também) somos da geração "anos 90": nós sofremos com a internet discada, usamos o Napster, Emule e outros programas semelhantes, vimos a chegada da banda larga, que não era tão potente como hoje, e viemos de uma época em que o ballet na internet era mato! Ou seja, somos de uma época em que pra conseguir as coisas, a gente suava a camisa! Não era fácil...

A geração de hoje é diferente... Muitos já nasceram com a presença da tecnologia, e as coisas evoluíram tão rápido que essa rapidez afetou as pessoas e até mesmo, os relacionamentos. Vivemos a era do imediatismo, do "tem que ser pra ontem!", do "quebrou? é melhor comprar outro, pois consertar não compensa!". Pra essa turma, em geral, se eles encontram um problema, querem a solução na hora ao invés de tentar compreender a situação e resolver por outros meios. Conclusão? A pessoa vê que o que ela quer não funciona, reclama e se a resposta não for imediata, ela parte para outra! Simples assim...

Isso não é falatório, não estou generalizando, é a realidade! Aprendi isso no primeiro semestre de jornalismo e olha... minha professora não estava errada!

O fato é que eu cansei de lutar contra a maré. Se os tempos mudam, o que fazer? Ou a gente se adapta ou então fica para trás... Eu já anunciei ontem nos stories do instagram e ressalto hoje: estou mudando tudo! Agora a regra é: arquivos inteiros pelo Google Drive e ponto.

"Mas e a turma que você falou no post passado, aqueles que não tem acesso regular à internet ou não tem uma boa conexão?" Como diz uma das minhas professoras de ballet, para tudo se dá um jeito! A minha sugestão são os gerenciadores de download. Quando as conexões de internet não eram tão boas e o download terminava antes do tempo, o gerenciadores ajudavam e muito! Eu já usei e, mesmo tendo hoje uma fibra de 200 MB, tive que voltar a usar pra alguns sites. O legal é que por eles, vocês podem parar e reiniciar o download quando precisarem. O que eu uso é o Free Download Manager, já conheço esse há muito tempo e é ótimo!

"Ah, mas você disse que o Google Drive é pequeno para as necessidades do blog...". Sim, a conta gratuita é mesmo. Pensem comigo: são 15 GB por conta pra 737 títulos postados, e mais de 200 que ainda tenho na lista de espera! Haja contas né? O ideal seria pagar um servidor com espaço suficiente...

Quando eu fiz o último post, muita gente me escreveu... Foram mensagens tão incríveis que me emocionaram de ver o quanto esse projeto ajuda as pessoas. É isso o que me motiva a continuar, mesmo sendo algo não oficial. E eu não ganho um centavos com isso! Não é o meu trabalho, eu faço por amor!

Mas entre tantas mensagens, uma me chamou a atenção, a da leitora Isabela Lellis. Ela me deu uma sugestão muito interessante: criar uma campanha de apadrinhamento, para quem quiser e puder apoiar o projeto. Lembrando que se trata de uma contribuição voluntária e que em nada vai alterar o que já faço no blog. É como os clubes de membros que tem em vários canais no Youtube, que é uma ajuda para os criadores de conteúdo. Apesar de ter certo receio de ser mal interpretada, por ser uma coisa não oficial, acredito que é um caminho interessante... O Tarcísio, do @agendadedanca, até já me deu uma ideia de nome: Seja Amigo do Vídeos de Ballet Clássico! (aliás, ele vive me dando ideias... parceiro de longa data é assim, né? ^^)

Bom, como eu disse, o blog continua, as mudanças estão sendo feitas, e colocando essa campanha no ar, prometo fazer tudo da forma mais transparente possível!

Obrigada a todos que acompanham o Vídeos de Ballet Clássico!

Comentários

  1. Um ótimo software gratuito gerenciador de downloads é o https://jdownloader.org/jdownloader2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu uso. Amo de paixão e o bom dele é que se o arquivo vier "picotado" ele junta tudo, ou seja, entrega tudo certinho e o que mais gosto, rapidão! Baixei 65 ballet's em dois dias durante o meu trabalho hehehe...

      Obrigada Ju e com certeza irei contribuir para manter nosso amor pelo ballet sempre vivo!

      Excluir
  2. Juli, passei pra registrar que eu acompanho e admiro seu trabalho aqui há mto tempo, que esse acervo e essa disponibilização são uma coisa raríssima, que agradeço demais por você fazer, e que super apoio a ideia de criar um apoio. Vale a pena ver quanto custaria um armazenamento legal, criar esse objetivo inicial, fazer uma campanha, e depois manter a companha pra sustentar esse trabalho. eu apoiaria com muito gosto! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário