Ballet "The Bolt"

O ballet que compartilho com vocês hoje é um pouco polêmico... Aliás, a experiência do compositor Dmitri Shostakovich no meio dos ballets foi bastante polêmica. Em poucas palavras: o cara causou! 
Assim como Tchaikovsky, este compositor foi o responsável pela criação de três obras dançantes: A Era de Ouro (1930), The Bolt (1931) e The Bright Stream (1935). Todas foram censuradas! A questão é que Shostakovich viveu durante a época soviética e suas peças satirizavam a forma de governo daquele período, o que incomodou muito as autoridades. A Era de Ouro mesmo, após ser banida do repertório, só foi resgatada para o repertório do Bolshoi na década de 1980, quando Yuri Grigorovich criou uma nova história, bem diferente da original. The Bright Stream é uma peça muito divertida e que fez sucesso quando estreada no Teatro Kirov/Mariinsky, com récitas esgotadas! Ao ser levada para o Bolshoi, foi retirada de imediato, Shostakovich e o coreógrafo Fyodor Lopukhov nunca mais se atreveram a criar outro ballet, e o co-libretista da obra foi enviado a um órgão semelhante ao que foi o DOI-CODI durante a época da Ditadura Militar no Brasil. Não se sabe o que aconteceu com ele... Essa também permanece no repertório do Bolshoi, tendo sido resgatada por Alexei Ratmansky. 
Mas com certeza The Bolt, nosso ballet de hoje, foi o que bateu todos os recordes. A peça, que se passa em uma fábrica durante o período soviético, foi banida após uma única apresentação! Somente em 2005 é que a peça foi levada à cena novamente, também com coreografia de Ratmansky. A história versa sobre um trabalhador que queria sabotar o maquinário da fábrica com um parafuso (bolt, em inglês), mas é impedido. Espero que gostem :)
The Bolt
Companhia: The Bolshoi Ballet
Ano: 2006
Elenco:
Anastasia Yatsenko como Nastya
Andrei Merkuriev como Yan
Denis Savin como Denis
Morikhiro Iwata como Ivachka
Download:

Formato do Vídeo: .avi

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Comentários

  1. Não conhecia muito sobre o compositor (só ouvi falar) ate assistir A megera domada e fiquei apaixonado pela musica. Depois de saber disso vou pesquisar mais sobre ele e assistir esses três ballets. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse compositor tem um legado incrível! Muitas de suas músicas são famosas por tocar em musicais americanos, algumas até bastante conhecidas. The Bolt ainda não assisti, mas deve ser incrível! The Bright Stream eu amo, é muito divertida. A Era de Ouro também é muito legal! Acho que vai gostar^^

      Aproveite!

      Excluir
    2. Eu adorei The bolt e já recomendei pra alguns amigos!! E de brinde tem uma pequena participação da Natália Osipova, salvo engano, na terceira cena.

      Excluir
    3. Sim!! Tem a Osipova no elenco!!! Dei uma olhada na cena dela e achei super legal :)

      Excluir
  2. Juli, lembra que um tempo atrás eu perguntei se existia alguma gravação de Coppélia na versão do Balanchine? Pois eis que o Lincoln Center (na Dance Week deles) vai transmitir uma gravação de 1978 com essa coreografia, no dia 2 de Junho. Caso você não soubesse achei legal avisar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lincoln Center no youtube? Acredita que eu comecei a seguir eles hoje?
      Muito obrigada por me avisar! Vou ficar de olho...

      Excluir
    2. Hahaha que coincidência! Não sei se vão passar no canal no YouTube, vi no site deles mesmo (não sei se dá pra adicionar link mas vou tentar): http://lincolncenter.org/lincoln-center-at-home/series/dance-week

      Excluir

Postar um comentário