Ballet "Raymonda"

Acharam que não ia ter vídeo novo hoje?
Pois bem... vamos dar prosseguimento à nossa série de postagens com o fascículo nº 12 da edição russa da coleção "O Melhor do Ballet", com uma rara montagem de Raymonda datada de 1974, interpretada pelo Bolshoi. Mas não se trata da montagem de Yuri Grigorovich.
Aliás, sobre Raymonda, eu tenho uma curiosidade para compartilhar. Vocês devem se lembrar que, em janeiro, eu participei de uma Mesa Redonda com a ilustre presença da historiadora da dança Eliana Caminada. O foco era o ballet O Lago dos Cisnes, mas é claro que outras peças também entraram na dança. Outro dia, eu contei para vocês o que foi falado lá sobre A Bela Adormecida. Raymonda também não ficou de fora da discussão e a dona Eliana nos deu um novo olhar sobre essa peça que eu nem podia imaginar...
Basicamente, Raymonda é uma história que se passa na época da Quinta Cruzada, que aconteceu no século XIII e foi chefiada pelo rei húngaro André II. O enredo é até bastante simples: fala sobre dois homens que disputam o amor de uma jovem: um cavaleiro que lutas nas cruzadas (noivo da protagonista) e um cavaleiro sarraceno, que se apaixona perdidamente por ela. Mas, vocês já pararam para notar que, em vários momentos, as coreografias meio que se desenvolvem independente de ter uma história como base? Pois é, isso não é impressão... Segundo a dona Eliana, o último grande trabalho de Marius Petipa já era um princípio do que, mais tarde, viria a ser o Neoclassicismo, movimento que ganhou força no século XX graças à George Balanchine. Talvez, seja por isso que o enredo de Raymonda não seja lá tão empolgante... Mas, ainda assim, vale conferir esse belo espetáculo!
Raymonda
Companhia: The Bolshoi Ballet
Ano: 1974
Elenco:
Nina Timofeyeva como Raymonda
Nikolai Fadeyechev como Jean de Brienne
Andrey Kondratov como Abderakhman
Download:
https://drive.google.com/file/d/1BaEt8BpBmNp5ORNHU92yr-a4vNrKAwKe/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Comentários