Ballet "Anyuta"

E a quarta-feira chegou! Dia de conferirmos postagem nova, e o ballet de hoje é inédito!
Coreografado por Vladimir Vasiliev nos anos de 1980, Anyuta é uma peça em dois atos com música de Valery Gavrilin. Seu enredo foi baseado em um conto de Anton Chekov chamado "Anna no Pescoço", e conta a história de Anna (Anyuta), uma jovem que no auge de sua juventude aceita o pedido de casamento de um homem bem mais velho, o oficial Modest Alexeyevich. Sua esperança era que o matrimônio salvasse sua família da pobreza, e ela mesma de uma vida entediante. Anna termina o namoro com um pobre estudante, o qual ela amava muito, para viver com seu novo marido, mas ela percebe que esse casamento não lhe trará nenhum benefício. Modest é um homem frio e avarento que não tem a intensão de ajudar o pai, Pyotr Leontievich,  e os dois irmãos menores de sua esposa.
Frustrada, Anna começa a frequentar bailes da alta sociedade, onde encanta a todos com seu charme e beleza, tanto que vários admiradores disputam a sua atenção. Com o único interesse de se promover, Modest encoraja os casos amorosos de sua esposa para conseguir favores por parte dos pretendentes dela. No decorrer da narrativa, o pai de Anna perde tudo e tem seus bens confiscados pelo governo, e acaba vagando pelas ruas com os filhos em plena noite de Ano Novo. Ao descobrir o que aconteceu, a jovem se sente impotente, e percebe que todo o seu sacrifício foi em vão...
Primeiramente foi lançada uma gravação em estilo filme, e em 1986 a peça estrou oficialmente no Teatro di San Carlo di Napoli, na Itália, e alguns meses depois foi remontado pelo Bolshoi, que permanece em seu repertório até hoje. O ballet, criado especialmente para Yekaterina Maximova, chama a atenção pela forte característica russa presente na composição de Gavrilin. Vamos apreciá-la?
Anyuta
Companhia: The Bolshoi Ballet
Ano: 1982
Elenco:
Yekaterina Maximova como Anyuta
Vladimir Vasiliev como Pyotr Leontievich
Gali Abaidulov como Modest Alexeyevich
John Markovsky como Artynov
Marat Daukayev como Estudante
Anatoly Gridin como Sua Excelência
Link oficial no Youtube:

Comentários