Ballet "O Quebra-Nozes"

Há muito tempo eu não faço post "dobradinha", com dois, três ballets iguais consecutivamente. Na verdade, eu tenho evitado essa prática, pra que vocês sempre tenham títulos diferentes. Mas hoje não tem como evitar, pois nosso amigo Maurice Lugher nos surpreendeu... Além das exibições no cinema, ele conseguiu uma apresentação inédita do ballet da Ópera de Berlim, que passou ao vivo no canal europeu Mezzo no dia 26/12/2014: O Quebra-Nozes. A coreografia desta montagem é de Yuri Burlaka e Vasily Medvedev, e só pelas imagens você já se apaixona... Que tal então assistir?
Os uploads foram feitos pelo Bruno Alves.
O Quebra-Nozes
Companhia: Ópera de Berlim
Ano: 2014
Elenco:
Elena Iseki como Clara
Iana Salenko como Clara (Adulta)/Fada do Açúcar
Marian Walter como O Quebra-Nozes/Príncipe
Michael Banzhaf como Drosselmeyer
Download:
https://drive.google.com/file/d/1qbRkrAv-QGFDi_TwdjJLRAAxnX1mM7OF/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .avi

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

E vamos em frente pessoal!!!

Comentários

  1. Acho que os ballets estão mais perto do original na companhia que estrearam. No caso do Quebra Nozes no Bolshoi. Eles até colocam que usam o cenário de Petipa, porém não é igual a esse que é o mesmo segundo a Associação Petipa. Fiquei sem saber qual é realmente o original
    No entanto me deu conta nessa versão que o reino pra onde eles vão é reino onde mora o Príncipe Coqueluche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, o Quebra-Nozes original estreou no Mariisky de São Petersburgo, e não no Bolshoi de Moscou. As versões que se dança hoje na Rússia são bastante alteradas, até pq a produção original de Ivanov não foi bem sucedida. Essa montagem, da Ópera de Berlim, reconstrói com fidelidade os cenários e figurinos. Coreograficamente, resgata várias coisas, como a Valsa dos Flocos de Neve e até a Valsa das Flores, que em número de bailarinos é um pouco menor que a estreia, mas segue o que foi feito, com o vaso de flores e tudo. Até o final, onde a Clara se casa com o príncipe, foi fiel à montagem de 1892. Mas essa versão também mantém algumas características das produções modernas, como o fato da Clara se tornar adulta pra dançar com O Quebra-Nozes. Isso definitivamente não faz parte do contexto original. As reconstruções tentam se aproximar do que foi feito, mas não quer dizer que são 100%...

      Excluir
    2. E sabe uma coisa que eu descobri nas minhas pesquisas? As versões de ballets mais próximas das originais não são as russas, são as inglesas! Pode parecer estranho, mas é verdade! Especialmente Lago e Bela, e também a primeira versão de Quebra-Nozes do Peter Wright, feita em 1985.

      Excluir
  2. E faz mais sentido que a Clara se case com o Príncipe. A maioria dos ballets termina com casamento, mas como existe alguns interesses em jogo acabam mudando. Enfim, também foi feita uma reconstrução de Lá Bayadere com a Polina Semionova em 2018, só não sei se tem gravação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário