Contribuições

Começo o dia de hoje, que é dia de postagem, escrevendo sobre um assunto que há muito tempo ronda a minha cabeça, e que de ontem à noite pra cá veio a inspiração pra colocar no papel: contribuições!
Mas antes de entrar nesse tema, eu tenho que responder a uma pergunta que sempre me fazem desde o início do blog: onde eu consigo tantos títulos pra postar no blog? Muitas pessoas tendem a pensar que tenho todos os DVDs originais dos títulos que eu trago pra cá, mas a grande verdade é que não! Aliás, quem me dera poder ter todos os títulos já lançados em todas as partes do mundo... eu ficaria imensamente feliz!!! Só que essa não é a realidade, e respondendo a pergunta, eu consigo os títulos de três formas.

1º Procurando na internet, fazendo aquele garimpo!!!!
2º Comprando sim alguns originais que são mais difíceis de achar
3º Através de contribuições de leitores do blog

A grande maioria do que está disponível é conseguido na internet, e isso eu nunca escondi de ninguém. Eu pego de vários sites e de várias formas, como torrent, link direto, e até mesmo programas de compartilhamento de arquivos como emule e ares, que no início do blog em 2009 eram muito populares.
Uma outra fatia dos títulos eu comprei para disponibilizar sim, mas acho que não chega nem a 10%, e geralmente quando eu compro, eu foco naqueles títulos que são mais difíceis de conseguir, mas não é sempre (infelizmente!). Por exemplo, La Fille Mal Gardée do Australian Ballet não existia pra download na internet, eu fui a primeira a comprar e disponibilizar essa versão através do blog (pelo menos, que eu saiba...).
A terceira fatia, mas não a menos importante, é aquela onde eu recebo contribuições dos leitores, até porquê "uma andorinha não faz verão sozinha...". E sempre que alguém contribui eu procuro agradecer na referida postagem!!! E são várias as pessoas que ajudaram e estão ajudando a construir o blog a cada dia que passa, a todos vocês o meu révérence:

- Alex (que me ajudou muito no começo do blog)
- Tarcísio Cunha
- Maurice Lugher
- Lirien Greenleaf
- Houka Natsuki
- Mariana Brito
- Breno Neves
- Luciana Soares
- Damian Leiva
- Vaclav Lamparter
- Lucinda Almeida
- Naylson Lima
- Henrique Lima
- Thais e Tamara Lisa
- Lucas Schoeninger
- Cássia Pires
- Débora Pacheco
- Aline Araújo
- Hallyson Lohan
- Bruno Alves

Olha só quanta gente já contribuiu e está contribuindo!!! É claro que essas são as pessoas que eu conheço e tive algum contato, mas também tem aquelas que são anônimas, que foram as responsáveis por muitos dos títulos que eu consegui na internet. Sem vocês esse blog não existiria!!! Aqui vai o meu MUITO OBRIGADA!

Mas sabe uma coisa que eu percebo, e até comentei com um amigo ontem? Que há pessoas que passam por aqui, muitas delas tem DVDs de títulos raríssimos e elas não se predispõem a ajudar. Houve duas ocasiões em que eu me senti frustrada com isso. Uma das vezes foi quando eu finalmente consegui Cinderella com o Bolshoi de 1960. Esse em especial eu demorei muito tempo pra conseguir, foi difícil, tanto que diante da dificuldade eu cheguei a pensar em comprar o original. Quando eu finalmente postei e divulguei no face (na época foi num grupo de discussão que eu havia criado para o blog), uma menina comentou: "Ah, eu tenho o DVD e é lindo!". A minha cara simplesmente foi pro chão!
Em outra ocasião eu pedi ajuda pra encontrar um título que vocês mesmos pedem muito: Giselle com a Ana Botafogo. Novamente alguém fala que tem o DVD e simplesmente ignora o fato de há tempos eu estar atrás dele.
Ok pessoal, eu sei que ninguém é obrigado a nada!!! Mas a pessoa acompanha o blog, sabe que eu estou procurando loucamente determinados títulos, ela os e tem não oferece??? Com certeza essas pessoas devem pensar algo como "se eu comprei, porque você não faz o mesmo?", ou coisa semelhante.
A resposta é simples: eu moro no Brasil, um país onde o ballet ainda é elitizado, mesmo em pleno século 21. A maioria dos artigos relacionados a essa arte, como CDs e DVDs, são importados, e justamente por não se ter uma produção nacional em larga escala desse tipo de material é que os preços sobem nas alturas! Eu até comprei alguns títulos, mas não dá pra fazer isso todo santo dia!!! Se desse, eu compraria todos os DVDs que fico namorando nos sites internacionais, mas a realidade infelizmente não é essa...

O blog é sempre aberto ao diálogo e as contribuições, então não se acanhem! Você tem algum título diferente, que é difícil de achar? Então deixe um comentários ou escreva para: videosdeballetclassico@ymail.com

Com a sua ajuda, teremos um acervo cada vez mais completo!

E agora voltemos à nossa programação normal...

Comentários