Ballet "A Flor de Pedra"

Faaaaaaaala galera linda!!!! Quando eu fico uma semana sem passar por aqui, acreditem, já fico com saudades!!!! O caso é que essa sem foi bem corrida... Comecei a facul!!! Estou adorando... E recomecei as aulas de ballet! Avante segundanistas \o/
Bom, vou começar o post de hj falando da votação do top 10 de Vídeos de Ballet Clássico, em homenagem à primeira centena de postagens. Era pra votação ter terminado ontem (17/02), à meia-noite. Porém aconteceu que devido eu trago as últimas postagens em semanas alternadas, o vídeo de hj ainda é o de número 98, e de acordo com as regras, a votação se encerra na véspera da postagem do vídeo de número 100. Portanto, vou prorrogar o prazo até dia 02/03. Isso vai ser bom, pq até agora apenas 20 pessoas participaram. Dessas 20, eu preciso que duas me confirmem alguns dados pra eu poder validar os votos:

Naayl's em Jan 31, 2012 04:57 PM


1º Don Quixote (New National Theatre Tokyo, 2009)
2º La Bayadere (Teatro Alla Scala, 2006)
3º O Lago dos Cisnes (Mariinsky Ballet)
4º La Sylphide (Ópera de Paris)
5º A Bela Adormecida (The Kirov Ballet/Mariinsky Ballet)

Naylson, my dear, por favor especifica o ano desses ballets que estão em vermelho, pois há mais de uma montagem dos ballets que escolheu pelas companhias citadas!!!


Anônimo em Feb 4, 2012 06:13 PM


1° O Quebra-Nozes (The Royal Ballet, 2009)
2° Cinderella (Paris Opera Ballet 2007)
3° La Bayadère (The Royal Ballet 2009)
4º Coppélia (The Bolshoi Ballet, 2011)
5º Don Quixote (American Ballet Theatre, 1983)

AMO seu blog, se puder curtir minha página de ballet no face
http://www.facebook.com/pages/Ballerinas/349559595067898

Por favor, se identifique. A regra é clara: pra participar da votação todos tem q se identificar!!!!

Mesmo prorrogando o prazo da votação, se houver necessidade, terei de fazer uma segunda etapa via enquete se tiverem muitos empates no placar geral... Então vamos lá pessoal, a votação continua aberta até a meia-noite do dia 02/03. Participem!!!

http://videosdeballetclassico.blogspot.com/2012/01/top-10-videos-de-ballet-classico.html

Agora vamos ao vídeo de hj, como já disse, o de número 98! Estou trazendo pra vcs mais um título inédito. É uma peça chamada "A Flor de Pedra" (no original: The Stone Flower), composição de Sergei Prokofiev baseada em diversos contos dos Montes Urais coletados pelo escritor russo Pavel Bazhov.
O ballet conta a história de um jovem artesão chamado Danilo (no original: Danila), um herói da classe trabalhadora que tem como ambição esculpir um vaso em forma de flor de malaquita, um mineral de cor esverdeada. Ele fica frustrado por não conseguir chegar a perfeição e com isso, Danilo mal consegue pensar em seu amor por Katerina, sua noiva. Ele decide esculpir outro vaso e sai em busca de uma rocha de malaquita para criar a peça. Ao descer à mina de cobre, onde ficam os veios de malaquita, ele se depara com a Rainha da Montanha de Cobre. Poderosa, ela o conduz ao seu reino subterrâneo, cercado por flores de pedra. Danilo fica encantado e se deixa envolver pelo desabrochar de flores tão incríveis. Fascinada pelo artesão, a Rainha ensina-lhe o segredo de trabalhar com a malaquita e chegar à perfeição. Katerina percebe a ausência de Danilo e sai a sua procura, sendo guiada pelo Espírito do Fogo até onde seu amado se encontra. É a partir desta busca que o amor se revela maior que a ambição.
Na história, ainda aparece um personagem chamado Severian. Ainda não consegui entender muito sobre sua participação na história, porém ele me parece um tipo de pessoa que todos temem, e pelo que é mostrado, ele acaba caindo em uma armadilha preparada pela Rainha da Montanha de Cobre. No início do segundo ato podemos observar uma feira itinerante no St. Petersburg, mais ou menos no mesmo estilo do ballet "Petrushka".
Apesar de ter sido um grande sucesso na extinta União Soviética, quando foi apresentada ao público em 1953, "A Flor de Pedra" é um balé relativamente novo para o resto do mundo, pois seu lançamento e recuperação são recentes. Pra vcs terem idéia, existem apenas 2 versões em DVD à venda no mercado internacional. Uma delas estou trazendo hj, que é a montagem de 1990 do Bolshoi, estrelada por Lyudmilla Semenyaka, atendendo ao pedido da Milly. A outra montagem existente foi realizada no ano seguinte pelo Kirov/Mariinsky, tendo Anna Polikarpova no papel principal, pedido da Adriana Carvalho. Atualmente a peça está fora do repertório das companhias citadas, o que é uma grande lástima, pois acredito que seja dessa maneira que muitos ballets acabam se perdendo com o tempo.
Agora vamos à dança!
A Flor de Pedra
Companhia: The Bolshoi Ballet
Ano: 1990
Elenco:
Nikolai Dorokhov como Danilo
Lyudmilla Semenyaka como Katerina
Nina Semizorova como Rainha da Montanha de Cobre
Download:
https://drive.google.com/file/d/1qu3fbwMzSezEy7Jb-rObxgR1q3OhQOoX/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Por hj é só pessoal!!!
Grande Bj!

E Rumo aos 100 vídeos!!! Tá chegaaaaaaaaaaaaando...

Comentários

  1. Creio que o link 4 esteja com problemas.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, especifiquei o ano e os bailarinos. ((:

    3º O Lago dos Cisnes (Mariinsky Ballet, ano 2006 - Uliana Lopaktina e Danila Korsuntev)
    4º La Sylphide (Ópera de Paris, ano 2004 - Aurélie Dupont e Mathieu Ganio)
    5º A Bela Adormecida (The Kirov Ballet/Mariinsky Ballet, ano 1989 - Larissa Lezhnina e Farukh Ruzimatov )

    ResponderExcluir

Postar um comentário