Minha Estréia em "O Quebra-Nozes" - 04/12/2011

"É da natureza da dança existir por um breve momento."
                                                                                      Trecho do documentário "Balé Russo"


Mesmo sendo um breve momento, que pode durar 1, 2, 5 ou 7 minutos, a maior de todas as verdades é que é um momento intenso e de muita alegria. Um momento mágico onde você entra no palco para levar a sua arte ao mundo! Momento esse que eu tive o prazer de desfrutar, ao fazer parte do elenco de "O Quebra-Nozes", montado pelo Studio Dança Tamara Lisa.
Nós, amantes do ballet, estamos acostumados a ver aqueles belíssimos espetáculos que as grandes companhias nos proporcionam, e é tudo tão lindo e tão perfeito que muitas vezes nem imaginamos o que se passa por trás das cortinas fechadas. Eu pude vivenciar o outro lado da moeda, um momento único, a minha estréia como bailarina.
Eu como Russa na escola

Acompanhei de perto cada estágio: a escolha do repertório e das coreografias que cada um iria representar, a construção dos cenários, a escolha dos figurinos, a criação das coreografias... Todo um processo no qual todos se dedicaram de corpo e alma para que esse espetáculo acontecesse. E eu só tenho uma palavra para descrever essa apresentação: MÁGICO!
Foi através do Quebra-Nozes que eu me apaixonei pelo Ballet, e quis o destino que essa fosse a primeira peça que eu interpretaria. Acho que eu não poderia ter recebido presente maior! E acreditem, eu nunca esperava pegar uma dança de destaque do 2º ato, no caso a Dança Russa, que é um dos trechos mais alegres e também um dos mais conhecidos.
Eu e minha mãe já no teatro, antes de eu ir pro camarim

É bem verdade que foi um dia bastante corrido, mas valeu a pena cada minuto! No domingo de manhã fui ao teatro para fazer marcação de palco. Voltei pra casa, almocei, me arrumei e voltei para meu grande momento! Nos camarins bastante agitação, todos se vestindo e terminando de fazer os últimos retoques. Antes do espetáculo começar, com as cortinas ainda fechadas, todo o elenco se reuniu no palco para um momento de concentração. 
Ao soar dos primeiros acordes da música de abertura, meu coração começou a acelerar, bater muito forte! Eu não consegui ficar quieta, me aqueci um pouco atrás do palco e hora ou outra ia assistir o espetáculo da coxia, e apesar de tudo eu estava bem calma! Me emocionei muito com a Valsa dos Flocos de Neve e com a interpretação da minha professora como Rainha das Neves que, aliás, é minha xará e foi a responsável pela criação da coreografia da Dança Russa.
Juliana Machado como a Rainha das Neves

O segundo ato começa e a expectativa de entrar no palco vai aumentando... segundos antes de entrar deu aquele frio na barriga! Mas depois que entramos em cena a música se comporta como o mar: ela te puxa e te deixa leve como aquelas bailarinas que costumamos ver nas apresentações das grandes companhias. A sensação de estar no palco não poderia ser melhor!!! Me senti feliz e muito realizada!
Pose Final da Dança Russa.

Lembro que cheguei mega cansada na coxia, nem vi direito a Dança dos Pirulitos. Mas consegui ver parte do Pas de Deux da Fada do Açúcar. A Lidiane estava linda e é uma ótima bailarina! Fizeram uma excelente escolha para o papel.
Lidiane (Fada do Açúcar) e eu (Russa)

Acredito que o momento mais engraçado foi na Valsa das Flores, pois no mesmo dia da apresentação estava tendo a final do jogo do Corinthians, e na hora que a Valsa ia tocar começaram a soltar fogos de artifício e hastearam uma bandeira do Corinthians na platéia pois o time tinha sido campeão! Achei até q por causa dos fogos as meninas das Flores se atrapalharam um pouco no começo, pois a introdução é um tom mais baixo e o barulho estava bem alto!!! Mas apesar de tudo foi um grande sucesso \o/
Valsa Final e Apoteose com todo o elenco^^

Em virtude da Valsa das Flores ter sido apresentada depois do Pas de Deux, na Valsa da Apoteose entramos apenas para agradecer. Confesso que nessa parte eu tive que me segurar pra não chorar, pois a emoção bateu fundo, de verdade!!! Foi uma das emoções mais incríveis que já vivi!!! E com certeza muitas outras apresentações ainda estão por vir... 
Eu e dois grandes amigos: o Akira (à esquerda) e o Tarcísio (à direita)


Eu e o Gabriel (de "Harlequinade" para a 2º parte do espetáculo - Entrelinhas)

Infelizmente não pude ficar para ver a segunda parte do espetáculo, cujo tema foi "Entrelinhas", que é a parte que engloba as outras modalidades da escola: Contemporâneo, Jazz, Dança do Ventre, Dança de Salão e Variações Clássicas diversas. Tenho certeza que todos arrasaram, assim como no "Quebra-Nozes".
Segundo o que conversei com a Prof. Tamara depois da apresentação, ela falou que a coreografia da Dança Russa foi a que mais se destacou, acredito que pela alegria da música e pelo colorido do figurino. Na minha concepção foi perfeito!!! 
Só faltou mesmo a presença do Prof. Henrique, que foi meu primeiro professor. Ele deixou a escola em meados de Julho/Agosto, logo após passar qual seria a nossa coreografia. Além de mim, mais dois alunos da turma dele dançaram a coregrafia, que foram a Érica e o Afonso, e pelo que sei ele queria muito ter ido assistir. Mas por motivo de força maior, ele acabou não podendo...

Vou ficando por aqui pessoal!!!
Um grande abraço^^

Comentários

  1. Ju!! Adorei as fotos! Está linda!
    Saudades! Beijos, Mari (Intercâmbio Global)

    ResponderExcluir
  2. Querida Jú, sua presença com ctz abrilhantou ainda mais o espetáculo. Seu sorriso, seu esforço e força de vontade fizeram muita diferença! que venham muitos outros!!
    bjs da Jú

    ResponderExcluir
  3. Jú, querida!
    Você estava linda!!!!
    Parabéns pelo empenho e dedicação a essa arte tão maravilhosa.
    O que vi foi sua alma transbordando no palco, enquanto dançava vc conseguiu passar todo o amor que vc sente pela dança. Parabéns por dançar com o coração!
    bjs açucarados

    Lidi

    ResponderExcluir
  4. Eita que meu coração pulsou com toda a sua descrição *-*
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Ju!

    A estreia é sempre algo maravilhoso, que nos leva pr'um mundo único, onde só quem passa por ele sabe de seu valor e das alegrias que nos trás.

    Foi prazer por fazer parte desse momento da sua vida. Foi uma alegria ver os primeiros passos de uma amiga no palco. Fiquei muito feliz.

    E que este seja apenas o primeiro de muitos passos, a primeira de muitas coreografias e o primeiro de muitos repertórios. E que sejam perdidos os outros dias em que não se dançou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. parabens pela sua apresentação e por esse passo dado!esses dias tbm tive a minha primeira apresentação e sei da importancia e da emoção...o blog é otimo! parabens duas vezes!bjinhus


    Anyelle

    ResponderExcluir
  7. Que bom ler cada linha e poder ver o quanto foi importante para você e para cada um do elenco esse momento!
    A emoçao é indiscritivel, mas você conseguiu passar isso para nós! :)
    Parabens pela belissima apresentação!

    ResponderExcluir
  8. ( gregory) parabéns Ju, vc estava linda mesmo!! te desejo muita sorte na sua carreira de bailarina e, quem sabe um dia vc n pega o papel da Clara? E eu quero agradecer por todos os vídeos que estão aqui!!! Alguém aí vai ver O quebra-nozes no cinema??

    ResponderExcluir

Postar um comentário