Ballet "O Lago dos Cisnes"

Eeeeeeeei pessuuuu
Antes de mais nada, agora o blog está de cara nova... personalizei a foto através do Corel Draw e mudei as cores pra combinar, gostaram???
Passei alguns dias sem vir, mas hj estou aqui com um post tamanho família, kkkkkkkkk. Vamos cont com as postagens da trilogia Tchaikovsky com mais uma versão de "O Lago dos Cisnes".
Hj vou falar um pouquinho sobre a estrutura musical desse ballet que é realmente um dos mais lindos na minha opinião. O Lago dos Cisnes é uma peça geralmente encenada em quatro atos, algumas versões fazem montagens em 3 atos e 4 cenas e há ainda cias que montam um prólogo, mostrando como Odette foi transformada em um cisne.
Musicalmente falando, essa é uma peça bem extensa, então cada cia faz uma montagem diferente. Ainda de quebra vcs terão um resumo desta bela peça.


Introduction: Moderato assai, Allegro non troppo
*Usada como prólogo em algumas versões, mostra a cena em que Odette é transformada em cisne.

Act 1
01. Scène: Allegro giusto
*Abertura do ballet
02. Waltz: Tempo di valse
*Valsa do Primeiro Ato.
Royal Ballet, 2009 - Toca em ordem invertida, trocando de lugar com o Pas de Trois. Segundo algumas pesquisas, essa é a ordem original da versão revisada por Riccardo Drigo em 1895.
03. Scène: Allegro moderato
*Entrada da Rainha Mãe, onde ela presenteia Siegfried pelo seu aniversário e lhe pede que escolha uma noiva no baile que será realizado no dia seguinte.
04. Pas de trois
*É o número mais tradicional do primeiro ato dessa peça. 
Ópera de Viena, 1966 - O número é substituído por um Pas de Cinque, que utiliza outras músicas.
Ópera de Paris, 1992 e Teatro Alla Scala, 2004 - É apresentada como um Pas de Quatre.
The Royal Swedish Ballet, 2002 - Pode ser considerado um "Pas de Trois a Quatre", pois há um trio dançando o número e o príncipe participa em alguns momentos da coreografia.
Royal Ballet, 2009 - Ordem invertida com a Valsa do primeiro ato.
I. Intrada (or Entrée): Allegro
*Entrada
II. Andante sostenuto
*Essa parte é mais conhecida como a Variação do Príncipe para o primeiro ato e costuma ser uma coreografia separada do Pas de Trois. 
Ópera de Paris, 1992, The Royal Swedish Ballet, 2002 e Teatro Alla Scala, 2004 - É apresentada em sua posição original (dentro do Pas de Trois).
III. Variation: Allegro semplice, Presto
*Primeira Variação Feminina
IV. Variation: Moderato
*Variação Masculina, em algumas versões é dançada pelo príncipe (substituindo a Variação do Príncipe que comentei a pouco).
V. Variation: Allegro
*Segunda Variação Feminina.
VI. Coda: Allegro vivace
*Coda
05. Pas de deux for Two Merry-makers
*Esse número é mais conhecido atualmente como o Pas de Deux do Cisne Negro do 3º Ato, porém a orquestração original e foi sendo modificada aos poucos até chegar na versão que mais conhecemos.
Ópera de Paris, 1992 e Teatro Alla Scala, 2004 - A entrada e o adágio são tocados em sua posição original, sendo dançada pelo Príncipe e por uma princesa da corte.
I. Intrada (or Entrée)
*Entrada. Não sofreu alterações.
II.Adágio
*Adágio. Foi feita uma pequena alteração no final da música, deixando-a com um ar mais romântico, e não tenso como a orquestração original.
III.Variation
*Variação Masculina, sofreu alterações em seu arranjo até chegar na forma que conhecemos hj. 
Ópera de Viena, 1966 - Utiliza a orquestração original.
IV.Variation
* Variação Feminina. A variação feminina da coreografia do Cisne Negro que conhecemos é bem diferente da música original (que parece uma valsa), sendo esta muito difícil de ser usada.
Ópera de Paris, 2005 - Utiliza como variação para o Rothbart no 3º ato.
V.Coda
*Coda. Também não sofreu alterações.
06. Pas d'action: Andantino quasi moderato – Allegro
*Pas d'action. Algumas montagens não utilizam esse número. Na versão do Kirov de 1968 só é apresentada a parte final (Allegro), onde vemos uma variação para o Bobo da Corte.
07. Sujet
*Introdução para a Dança dos Cálices.
08. Dance with Goblets: Tempo di polacca
*Dança dos Cálices. Na versão do American Ballet Theatre de 2005 a Dança dos Cálices e sua introdução são substituídas por outras danças.
09. Finale: Sujet, Andante
*Final do Ato I. Na maior parte das cias ela é substituida pela abertura do segundo ato, pois as duas músicas (final do primeiro ato e abertura do segundo ato) são praticamente as mesmas, diferenciando-se apenas pelo final (uma tem um final mais romantico, q geralmente é descartada, e a outra tem um clima mais tenso, é a mais usada). A única versão que a utiliza (pelo q eu ja vi) é a montagem da Ópera de Viena de 1966.

Act II
*Acredito que este ato foi o que menos sofreu alterações, pois a estrutura das versões dançadas é praticamente a mesma, exceto pela ordem em que as músicas são tocadas.
10. Scène: Moderato
*Abertura do Segundo Ato.
11. Scène: Allegro moderato, Moderato, Allegro vivo
*Cena em que Siegfried chega ao lago e conhece Odette e toda a sua história, desde a transformção em cisne até o modo de quebrar o feitiço.
12. Scène: Allegro, Moderato assai quasi andante
*Entrada dos Cisnes
13. Dances of the Swans
*Dança dos Cisnes. A noite no Lago dos Cisnes começa a partir daí.
I. Tempo di valse
*Valsa dos Cisnes I. É dançada em praticamente todas as cias.
II. Moderato assai
*Variação de Odette. Como falei lá em cima, a ordem da versão orquestrada é um pouco diferente da versão dançada, porém as músicas são as mesmas.
III. Tempo di valse
*Valsa dos Cisnes II. É uma continuação da primeira valsa, e por ser igual é descartada em todas as cias (eu nunca vi uma versão que tocasse essa música duas vezes).
IV. Allegro moderato
*Dança dos Pequenos Cisnes. Também é conhecida por Dança dos Quatro Cisnes.
V. Pas d'action: Andante, Andante non troppo, Allegro
*Pas de Deux do Cisne Branco. Há dois finais diferentes para essa música, sendo o original um arranjo alegre que é utilizado na versão de Nureyev na Ópera de Viena em 1966. A versão mais conhecida é a que utiliza em seu final um arranjo romantico.
VI. Tempo di valse
*Valsa dos Cisnes III. Cada cia monta a coreografia dessa valsa de maneira diferente, utilizando duas, três ou quatro bailarinas.
VII. Coda: Allegro vivo
*Coda.
14. Scène: Moderato
*Final do Ato II. Mesma música de abertura deste ato, porém ela não toca inteira.

Act III
15. Scène: March – Allegro giusto
*Abertura do Terceiro Ato. Nesta parte inicia-se o baile onde o príncipe deverá escolher sua futura esposa.
16. Ballabile: Dance of the Corps de Ballet and the Dwarves: Moderato assai, Allegro vivo
*Esta dança costuma ser representada pelo Bobo da Corte acompanhado de algumas jovens.
17. Entrance of the Guests and Waltz: Allegro, Tempo di valse
*Entrada e Valsa das Convidadas. Cena em que diversas princesas se apresentam para o príncipe, na esperança de que uma delas seja escolhida como futura rainha. Na versão original são seis princesas, mas algumas montagens apresentam quatro, como as que são apresentadas pelo Teatro Alla Scala em 2004 e pelo American Ballet Theatre em 2005. Sobre o número de princesas, ainda temos a versão do Kirov de 1968, onde oito princesas dançam a Valsa.
18. Scène: Allegro, Allegro giusto
*Nesta parte Siegfried rejeita todas as candidatas que lhe aparecem, deixando sua mãe completamente insatisfeita. De repente ouvem-se os clarins tocarem anunciando a entrada de mais dois convidados, Rothbart e Odila, que Siegfried jura ser sua amada Odette.
19. Grand Pas de six
*Nunca vi esse Grand Pas de Six ser usado por nenhuma cia, até mesmo pq cada uma das músicas que o compõe são utilizados de maneira diferente em cada montagem.
I. Intrada (or Entrée): Moderato assai
*É utilizada como entrada do Pas de Cinque do primeiro ato criado por Nureyev para a versão de 1966 da Ópera de Viena. Já na versão do American Ballet Theatre de 2005 ela substitui o Pas d'action original do mesmo ato.
II. Variation 1: Allegro
*Essa é utilizada como primeira Variação Feminina do Pas de Cinque de Nureyev (Ópera de Viena, 1966).
III. Variation 2: Andante con moto
*Ela é geralmente é usada como um Pas de Deux de Odette e Siegfried no último ato, antecedendo a cena final do ballet. A versão do Teatro Alla Scala de 2004 e do Kirov de 1990 não utlizam essa música.
IV. Variation 3: Moderato
*Sinceramente, nunca vi a música dessa variação ser usada por uma cia. Se souber de alguma utilização dela eu aviso ;)
V. Variation 4: Allegro
*Ela é utilizada como uma variação de Rothbart na versão do Kirov de 1968, antecedendo o Grand Pas de Deux do Cisne Negro. Tambem é utilizada no Pas de Cinque do primeiro ato da Ópera de Viena de 1966 como variação masculina.
VI. Variation 5: Moderato, Allegro semplice
*Essa é uma segunda versão para a variação de Odila.
VII. Grand Coda: Allegro molto
*Coda da segunda versão do Grand Pas de Deux do Cisne Negro.
Appendix I. Pas de deux
*Esse Pas de Deux é utilizado por algumas cias como a segunda versão do Grand Pas de Deux do Cisne Negro, porém é pouco usada. Essa versão ganhou fama com a coreografia de George Balanchine, sendo dançada separadamente do ballet como "AKA the Tchaikovsky Pas de Deux".
I.Intrada (or Entrée) e Adágio
*Entrada e Adágio. É usada por algumas cias como a primeira parte da segunda versão do Grand Pas de Deux do Cisne Negro.
II.Variation
*Variação Masculina. Na versão da Ópera de Viena de 1966 é utilizada como Variação do Principe dentro do Pas de Cinque no primeiro ato. Já na versão do Teatro Alla Scala de 2004 é utilizada como segunda versão da variação do Príncipe no Grand Pas de Deux do Cisne Negro.
III.Variation
*Variação Feminina. É utilizada como segunda variação feminina no Pas de Cinque (1º ato) da Ópera de Viena em 1966.
IV.Coda
*Coda. Utilizada como coda no Pas de Cinque (1º ato) da Ópera de Viena em 1966.

"Bom gente, to abrindo essas aspas aqui pra poder falar um pouquinho sobre as danças folclóricas que vem a seguir. Cada uma delas representa um país e são colocadas na peça de maneiras diferentes. A mais usada delas é a Dança Espanhola e geralmente vem logo após a entrada de Odila com seu pai no baile. Na versão de 2005 do American Ballet Theatre cada uma das quatro princesas vem dos países que as danças folclóricas representam (Hungria, Espanha, Itália e Polônia) e trazem esses números ao baile como uma forma de divertimento antes da Valsa principal do 3º ato."

20. Hungarian Dance: Czardas – Moderato assai, Allegro moderato, Vivace
*Dança Húngara.
Appendix II. Russian Dance: Moderato, Andante semplice, Allegro vivo, Presto
*Dança Russa. Só vi ela sendo usada uma vez na versão do American Ballet Theatre de 2005 como uma dança entre Rothbart e as quatro princesa estrangeiras.
21. Spanish Dance: Allegro non troppo (Tempo di bolero)
*Dança Espanhola
22. Neopolitan/Venetian Dance: Allegro moderato, Andantino quasi moderato, Presto
*Dança Napolitana (dança típica da Itália).
23. Mazurka: Tempo di mazurka
*Mazurca (dança típica da Polônia, mistura de valsa com polca).
24. Scène: Allegro, Tempo di valse, Allegro vivo
*Final do Ato III. O Príncipe descobre que cometeu um grande engano e corre contra o tempo para tentar consertar o que fez.

Act IV
*É o ato mais curto de todos, talvez por isso que foi acrescentado um Pas de Deux (um dos números do terceiro ato original).


25. Entr'acte: Moderato
*Abertura do Ato IV. Na versão de 1966 da Ópera de Viena esse ato se inicia a partir da segunda música original desse ato (Dança dos Cisnes).
26. Scène: Allegro non troppo
*Dança dos Cisnes. Em versões como a do Kirov de 1990 ela é substituida por outra música (Valsa Bluette: Tempo di valse)
27. Dance of the Little Swans: Moderato
*Também é chamada de Dança dos Pequenos Cisnes, porém é uma cena mais dramática devido a situação de Odette. Em versões como a do Kirov de 1990 ela é substituida por outra música (Andante) e é interpretada logo após a cena 28 do libreto original.
28. Scène: Allegro agitato, Molto meno mosso, Allegro vivace
*Cena em que Siegfried se reencontra com Odette. Ele lhe explica como foi enganado por Rothbart e Odila e esta o perdoa, trocando com ele juras de amor.
29. Scène finale: Andante, Allegro, Alla breve, Moderato e maestoso, Moderato
*Cena Final, onde temos o desfecho da história de acordo com cada cia (a morte ou não dos personagens principais).

Ufa!!!! Esse post ficou grande mesmo hein...
Mas agora vamos ao que interessa!!!! Mais um vídeo de "O Lago dos Cisnes" \o/

Para a versão de hj estou trazendo a montagem de 2005 do American Ballet Theatre, que foi comentada varias vezes neste post^^;
O Lago dos Cisnes
Companhia: American Ballet Theatre
Ano: 2005
Elenco:
Gillian Murphy como Odette/Odile
Angel Corella como Príncipe Siegfried
Download:
https://drive.google.com/file/d/16W1nl-uGKLBeliGdmS0Hw4Y_Pxib4L3I/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .avi

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

Bom pessoal, divirtam-se!!!!!!!!!!

Comentários

  1. Oii

    juh...

    amei a personalização do blog....

    LINDOOOO...

    bjs..^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Julimiel!
    Sobre a dança russa, você pode encontrar na montagem do Grigorovich para o Bolshoi como dança nacional de umas das pretendentes ao casório do Siegfried. Parece que há duas delas, pelo menos essa coreografada por Petipa. Tem no YouTube pelo Petipa e por Grigorovich. Valeu pelo blog! Conseguir recuperar uma parte danificada da Bela Adormecida com a Lezhnina graças a você!!! Como faço para colaborar com vc? Tenho dvd´s completos que gostaria de compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Venea-Lasgalen: Sobre a dança russa eu realmente nao sabia dessa informação, até pq ainda nao vi montagens do bolshoi para "o lago dos cisnes", e olha q é uma de minhas peças preferidas^^; fico muito contente que tenha conseguido recuperar a bela adormecida do kirov de 1989 (larissa lezhnina), confesso q é minha montagem preferida!!!!
    aaaaaaaa, e contribuições são muito bem vindas!!!! vc pode me passar um e-mail: julimel@ymail.com, ou então me adicionar no msn: julimel_princess@hotmail.com
    assim poderemos conversar melhor e posso explicar como vc pode fazer para contribuir^^;

    ResponderExcluir
  4. kassia disse...

    olá julinio!
    gostei muito da sua apresemtasâo o lago do cisme que vc fez foi otimo tomare que seja assim sempre
    fafemdo um trabalho muito legal eu amo o lago do cisme e gosto muito de vc tmbem e como vc for fazer outra pessa de novo eu vou ta lar como sempre istive nao perco uma apresentaçao sua porque eu sou sua fã e sempre vou ser te adoro muito mas muito mesmo.
    Um beijo de sua maio fã chau xauu....

    ResponderExcluir
  5. Muitissimo obrigada!!!!
    Fico muito feliz q goste do projeto... Estou sempre trazendo coisas novas e com certeza esse blog vai longe, pois tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa q ainda vou trazer, é só acompanhar^^

    Só uma coisinha: meu nome é juliana e meu apelido é julimel^^

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. é o pas de deux do 3° ato, conhecido como pas de deux do cisne negro (em ingles, black swan pas de deux). Existem duas versões pra esse pas de deux. o que foi utilizado no filme é da versão mais tradicional. Porem tambem existe a versão cuja musica foi usada por balanchine para o Tchaikovsky pas de deux.

    Meu aconselho vc a ver a peça original, é muito linda^^

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post!
    Visitarei sempre o blog!
    Sou muito Fã de musica clássica!
    Bj!

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Tudo bom? Fiquei com uma dúvida sobre o Ballet. Então cada cia. lança sua versão de o Lago dos cisnes? Não tem uma versão única? Você assistiu a Cisne Negro nos cinemas? O que achou?

    Por favor, se puder entrar em contato comigo eu agradeceria.
    erikablack5000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. oi eu queria saber mais sobre a dança Hungara do "lajo dos cisnes". porque essa vai ser a minha dança e queria da uma olhada em algum video e ter a musica. se puder entrar em contato..:
    kris.way@hotmail.com

    =**

    ResponderExcluir

Postar um comentário